Quem pode ensinar música?

Quem pode ensinar música?

Quem pode ensinar música?

Quem deveria ensinar música são profissionais habilitados, graduados – bacharéis ou licenciados, técnicos, ou que tenham realizados especializações, por exemplo, uma pós-graduação em Educação Musical. Ou que tenha notório saber musical consolidado em seu desenvolvimento de instrumentista, compositor ou arranjador em plano artístico.

Há nos dias de hoje lecionando uma geração atuante neste último plano apresentado. Musicistas que tiveram formação empírica ou em Conservatórios, e estão na faixa dos cinquenta anos para cima. Abaixo disso diria que a totalidade tem procurado o ensino universitário para compor sua formação.

Grade Regular

A educação musical não está prevista hoje na grade do ensino regular. É uma ação pedagógica a disposição de docentes que se habilitem, sem necessariamente comprovar expertise letiva, ou conhecimento para tal. A boa formação reflete na continuidade da educação musical.

A pós-graduação em Educação Musical do Souza Lima prevê atender essa demanda, porque tem o intuito de incluir em processos de formação musical educadores de diferentes esferas do conhecimento. Atuando de maneira interdisciplinar ou exclusiva para com a música.

Pipocam na internet cursos de formação musical. Youtubers com canais de formação divulgando através de um resultado artístico ou de dissuasão suas ações letivas. É um perigo.

Não foram poucas as vezes que recebi em alguns dos cursos do Souza Lima estudantes com informações totalmente equivocadas sobre teoria e história da música, sobre o que é ser músico, e com problemas fisiológicos causados por mal direcionamento na formação de um instrumento.

Quem pode ensinar música?

Infelizmente não há legislação que abarque essa questão. O que há é um imenso desrespeito com o que é ser músico. E quando qualquer um se posiciona como possível docente, nada mais ocorre que não o desprestígio de quem se dedica arduamente para se consolidar educador, e ainda mais das instituições que oferecem programas sérios.

Ensinar música é lidar com sonhos. É lidar com fisiologias. Quantos sonhos alguns desses que se colocam professores já estragaram?

Difícil saber.

Quer aprender música? Procure um espaço adequado. Um professor capacitado. Lembre que é seu sonho! Se tem curso de música na escola? Se vai lecionar? Se especialize, há cursos livres de formação de educadores musicais também.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que são extensões de acorde?
Next articleO que é chorus em improvisação musical?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.