As características do bandolinista

Bandolinista é o músico instrumentista que utiliza o bandolim como fonte do fazer musical.

O bandolim é um instrumento de cordas pinçadas, que utiliza palheta para emitir sons. Embora hoje haja instrumentos de dez cordas, tradicionalmente o bandolim possui oito cordas, distribuídos em quatro pares. Pela dobra é comum a palhetada do bandolinista se concentrar em movimentos para baixo, utilizando o rebote em frases rápidas.

O bandolinista brasileiro é um conhecedor do repertório do choro – em melodias compostas sobre os gêneros brasileiros em um estilo técnico. O bandolinista conhece o vocabulário de clichês melódicos e harmônicos que compõem os fraseados típicos e construções dos diversos subgêneros do samba.

Possui na palhetada certo vigor, justificado pela tensão alta das cordas do bandolim. E uma mão esquerda preparada para movimentos abertos pela forma de afinação do instrumento, em quintas justas.

Aprendizagem

O aprendizado do bandolinista é oral. Ouvir, ver e tocar. Um aprendizado cujo tempo de dedicação a prática do instrumento se equipara ao tempo despendido na absorção por observação.

É um solista potencialmente, e sabe se portar como tal em presença de palco e em sonoridade. A sonoridade, aliás, é primordial para alçar as necessidades de seu protagonismo.

Leitura e atuação profissional

A leitura de notas pautadas em clave de sol na segunda linha, típica da escrita do instrumento, nem sempre faz parte do conhecimento direto do bandolinista, mas que para o estudo pode ser um diferencial profissional.

Seu campo de atuação está na prática letiva, nas gravações, nos shows, nas apresentações – de choro e samba, mas que se abre a outras linguagens populares graças ao coirmão mandorlim.

Vamos avançando no conhecimento que caracteriza sua ação profissional. Pronto para ser bandolinista?

Já conhece as característica de outros instrumentistas? Essa série tem sido muitíssimo bem recebida, lida e conversada. Vale conferir mais um atrativo do BLOG Souza Lima!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleUma breve história do Clarinete e Flauta Transversal
Next articleO que é música boa?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/