O que é Grade em Música?

joão marcondes

Uma das dúvidas que tem surgido entre nossos leitores, e que chegam através da pesquisa do BLOG, é sobre a Grade! Mas afinal: O que é grade em música?

Tratamos de certo modo esse assunto no Infográfico de Altura. Já chegou a ele? Verifique aqui!

Mas vamos lá:

Grade é uma partitura guia que reúne os instrumentos de um determinado agrupamento musical.

A grade orquestral por exemplo reúne os instrumentos que compõe a estrutura musical do agrupamento orquestra, logicamente. A coral reúne as vozes que compõe a obra vocal. E assim sucessivamente.

Ocorre que a grade possui regras, e sobre elas que vamos falar:

  1. As grades estão alinhadas de acordo com a altura. Por exemplo: se há quatro pautas, o instrumento mais grave será a última pauta, o maios agudo a primeira, seguindo a ordenação por tessitura instrumental ou vocal. Mas há exceções!

Vai organizar uma grade vocal?

A voz soprano, feminina será a primeira pauta. A segunda pauta caberá a contralto. A terceira ao tenor, e a última ao baixo.

O mesmo ocorre a uma orquestra?

Não. Uma orquestra organiza suas grades de acordo com as famílias do agrupamento – cordas, madeiras, metais, e percussão. E se houver um solista será a primeira pauta da grade, como em um concerto solo, por exemplo.

A organização do solista como a primeira pauta otimiza a visualização do Regente em sua ação interpretativa.

E como isso interfere na composição?

Há na biografia de W.A. Mozart uma citação de que o autor desprezada grades. Compunha livremente as vozes diretas para cada instrumento. Fato, a grade auxilia na observação e consolidação de uma composição musical. Aperfeiçoa a visualização das vozes para a orquestração ou arranjo.

Em si não é primordial organizar uma composição desse modo, mas ao fazê-la identifica-se pontos de aproximação e consolidação da obra musical.

Entendeu o que são grades musicais?

Esse assunto está nas práticas de composição, organologia e arranjo!

#VemProSouzaLima

 

 

SHARE
Previous articleUma breve história da Percussão Brasileira
Next articleO que são acidentes em música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.