O que é altura em música?

Todos sabemos o que é altura! Aquele prédio muito alto! Aquele lugar muito profundo! O moço que é baixinho, a moça muito alta? Só que não! Aqui estamos falando da altura em música! A altura como um parâmetro físico do som! O primeiro parâmetro a aderir símbolos e mais símbolos, conotações e mais conotações para estabelecer a partitura.

Preparamos um infográfico especial para esclarecer os pontos da altura que surgem no fazer musical!

Como a altura se comporta na partitura? Quais os símbolos?

Temos as claves, as partes das figuras! E até mesmo as cifras!

Como organizar de acordo o fundamento musical em uma grade de coro ou para uma peça orquestral?

E se for eu o solista, onde ficarei em uma grade tão completa?

A história da partitura se confunde com o descobrimento e estabelecimento simbólico dos parâmetros físicos do som. Ou será que se confunde com o estabelecimento dos valores interpretativos humanos com a relação simbólica das expressividades?

A partitura é apenas um objeto, hoje um arquivo digital é claro, mas que contribuiu massivamente para o desenvolvimento das cognições que elevaram a música para um novo patamar artístico. Década a década, século a século, a partitura conectou as relações humanas aos aspectos gráficos. Ouso dizer que chegou muito mais longe que a escrita habitual de um idioma!

Vamos acompanhando que essa série de infográficos propõe comprovar essa tese. São dez temas centrais: Altura, duração, intensidade, e timbre. A seguir Ritmo, Melodia e Harmonia. Mas podemos também entrar em questões mais específicas do fazer musical como instrumentação, forma e estilo.

Vale saber que o conhecimento é um caminho sem volta! E esse trabalho que o Souza Lima vem desenvolvendo procura estabelecer novos parâmetros para a educação musical “online’!

Aproveite o infográfico da Altura! Siga nosso blog que nas próximas semanas teremos ainda muitas novidades!

Aproveite o infográfico!

SHARE
Previous articleDica #3 Comportamento Harmônico
Next articleDica #4 Processo Docente
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.