Violão tenor? Que instrumento é esse?

violão tenor

O violão tenor é um instrumento de cordas, cordofone  pinçado, com quatro cordas, de tamanho intermediário entre o violão clássico (violão) e o cavaquinho.

O violão tenor, antecipadamente, nome que recebeu no Brasil na década de 1940, usa uma afinação que se aproxima a afinação adotada pelo Bandolim. Ambos instrumentos são afinados em quintas justas, sendo que o violão tenor é afinado quinta abaixo.

O bandolim em sol, ré, lá e mi, enquanto o tenor em dó, sol, ré e lá. O dó de onde parte a afinação do violão tenor é correspondente ao dó do segundo espaço em clave de fá, do piano, embora a leitura se para o instrumento ocorra em clave de sol – por se tratar de um instrumento transpositor.

Justamente a introdução do instrumento no Brasil ocorreu pelo multi-instrumentista das cordas, o paulista Anibal Sardinha (1915 – 1955), compositor e violonista, conhecido como Garoto.

Conta-se que em excursão com a cantora luso-brasileira Carmen Miranda, aos Estados Unidos, Garoto se interessou por um Ukulele tenor, e o trouxe para o Brasil adaptando-o para uma nova afinação e espécie de cordas.

O ukulelê utiliza cordas de náilon enquanto o tenor cordas de aço.

O violão tenor tem cordas simples, em detrimento do bandolim e a viola brasileira que tem cordas duplas.

Vale ressaltar que a afinação em quintas é idêntica a de uma viola erudita. Em iguais alturas. As notas do violão tenor são comuns ao violoncelo (mas em oitava acima) e à viola erudita (na mesma oitava), do grave ao agudo: dó, sol, ré e lá (440 hertz – é a afinação da corda mais aguda).

É um instrumento utilizado na música brasileira do choro (chorinho) ao samba. E foi imortalizado nas capas dos álbuns do grupo Demônios da Garoa.

O instrumento faz contracantos melódicos, mas também é usado como solista ou como instrumento de acompanhamento. 

É possível ouvir o violonista Garoto atuando como tenorista (nome que se dá no Brasil para quem toca violão tenor) em grupos diversificados de música brasileira. Uma herança que deu a outros instrumentistas brasileiros como Zé Menezes, Pedro Miranda e Alessandro Penezzi.

Eu mesmo toco violão tenor, e gravei em alguns álbuns esse instrumento.

(1005) Obrigado – YouTube

É um instrumento pouco conhecido, nada que se compare ao cavaquinho, ao bandolim e ao violão (mais do que todos eles), mas ainda tem potencial musical para desenvolvimento técnico e composicional.

Não existe uma bibliografia que trate exclusivamente do instrumento, e o aprendizado geralmente ocorre por meio da oralidade e dos fonogramas.

O violão tenor é realmente algo encantador e cheio de possibilidades! Ouça o som!

 

SHARE
Previous articleDe onde veio a música chamada Choro?
Next articleFolclore musical influencia na indústria fonográfica?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/