Uma breve história do Clarinete e Flauta Transversal

 

A flauta e o clarinete, instrumentos aerofones da família das madeiras, são fundamentais para o desenvolvimento da música brasileira.

Alguns de seus expoentes transcenderam a prática específica de seus instrumentos, e se estabeleceram como referências primordiais do melhor fazer musical urbano que culminou no estabelecimento do mercado fonográfico brasileiro. Tanto quanto pela composição e a contribuição em gênero e estilo, quanto ao vocabulário específico de um instrumento.

Conheça alguns desses personagens nesse infográfico que preparamos especialmente aos leitores do BLOG Souza Lima, com texto e pesquisa assinados por mim, João Marcondes, para design de Jean Forrer.

 

 

 

 

SHARE
Previous articleQual idade mínima para tocar um instrumento musical?
Next articleAs características do bandolinista
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/