Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

Uma questão interessante trazida por um leitor, principalmente por fazer parte do imaginário, função e ação de um maestro. Afinal: Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

A resposta é não. Não é preciso tocar sequer um instrumento. Porém é preciso conhecer os valores principais de um instrumento: timbre, tessitura, capacidade de intensidade, expressividade, controle de sonoridade, e transposição se houver.

Em dado momento da história o que conhecemos como maestro (nesse caso sinônimo de mestre, a quem conhece brevemente a técnica dos instrumentos de uma banda ou fanfarra, e os ensina minimamente), foi protagonista da construção musical, principalmente em pequenas cidades ou em agrupamentos militares.

Como foi mencionado, maestro como sinônimo de mestre.

O maestro, ou melhor o regente, pode ter tido um instrumento principal, mas a regência necessita uma manutenção estética, fisiológica e técnica única, que necessita tanta dedicação quanto a prática de um instrumento. Talvez até mais.

Verifique então a importância da consciência e nomenclatura, sempre recordando-se de que as nomenclaturas variam ao longo dos tempos e até mesmo em regiões do Brasil e do mundo.

Gostou da publicação?

Compartilhe. Um maestro precisa tocar todos os instrumentos?

 

SHARE
Previous articleÉ fácil tocar escaleta?
Next articlePara ser um bom instrumentista preciso me formar bacharel em Música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.