Todo músico precisa ser bom de estúdio?

Todo músico precisa ser bom de estúdio?

Ser bom de estúdio é estar preparado para qualquer tipo de produção musical – aovivo, overdubbing ou mista. Tendo um instrumento com boa qualidade e sonoridade, e habilidade para registrar a primeira vista ou interagindo de maneira improvisada com qualquer proposição fonográfica.

Particularmente entendo que para consolidar uma carreira musical precisamos estar dispostos e preparados para diversificar nossa atuação. Então, desse modo, todo músico precisa ser bom de estúdio se essa for uma frente que o músico predispõe em sua atuação.

Eu, particularmente, sempre adorei a produção musical e a vivência em estúdio. Entre 2003 e 2006 vivi quase que exclusivamente como músico de estúdio. Ficava entre duas e três vezes por semana a disposição em um estúdio na zona norte de São Paulo e grava o que aparecia.

E imagine, que aparecia de tudo absolutamente. Gravei nessa época forró rasgado, brega, rock, pop, estilo mpb, xote e baião.
Nesse espaço obtive respaldo para criar introduções, solos e interlúdios, novas harmonias, e isso tudo sem dúvida trouxe um crescimento absurdo ao meu fazer musical.

Reflexo pra leitura a primeira vista, foi uma conquista importante, mas ao mesmo tempo nesses trabalhos havia muita coisa a tocar só ouvindo, onde melhorei muito minha percepção.

Nos dias de hoje, músicos da OSESP fazem trabalhos em estúdio, tive oportunidade de escrever arranjos e composições pra músicos importantes da cena erudita. O que demonstra estúdio é trabalho, e deixar de fazê-lo diminui a versatilidade que precisamos para nos condicionar instrumentistas.

Pense nisso!

 

SHARE
Previous articleÉ seguro comprar equipamentos musicais sem nota fiscal?
Next articleQual a principal característica da música brasileira?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/