Tem regência na Faculdade Souza Lima?

regência

Tem regência na Faculdade Souza Lima?

Esta pergunta vem sendo realizada sistematicamente em nosso blog, então decidi oferecer uma reflexão sobre a questão para trazermos uma resolução. E a resposta é indiretamente sim, diretamente não.

A Faculdade Souza Lima diretamente não possui o programa bacharelado em regência orquestral, tampouco regência coral. Dentro da orientação pedagógica da Faculdade há uma observação que as áreas da composição, arranjo e mesmo a regência só se beneficiam quando há em seu desenvolvimento preliminar um bom instrumentista.

Há na cronograma uma matéria de formação em Regência. Esta matéria dura um ano letivo, dois semestres, e é lecionada pelo Professor Doutor Marcelo Stasi, dentro do programa de bacharelado vigente em nossa instituição. Atualmente o Maestro Stasi é regente da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, e já atuou em agrupamentos por todo o mundo.

Como só possuímos os bacharelados em Instrumento ou em Composição e Arranjo, todos os alunos iniciam em um programa introdutório uma dinâmica de aprendizagem que potencializa o instrumentista, e as vertentes que lhe são complementares.

Quando o aluno, dotado de mais maturidade musical, pode decidir o rumo que prefere ou para manutenção do programa em Instrumento ou na opção em Composição e Arranjo.

No terceiro ano o estudante também pode optar em transferir seus créditos para a Berklee.

Na Berklee, por exemplo, há a carreira de conductor, ou music conductor, esse programa que chamamos de Regência aqui no Brasil. E lá além de estar em um espaço amplo de aprendizagem, o estudante poderá vivenciar a prática orquestral. A Berklee propicia reger orquestras. E lá você obteria o título de Bacharel em Regência, transferindo os créditos que adquiriu aqui.

Trata-se de uma opção para com a formação musical. Estudar na Faculdade Souza Lima é um benefício amplo e diversificado, e sem dúvidas um dos maiores é poder transferir a formação para prosseguir os estudos em áreas que nos são ausentes no Brasil como FilmScoring e Songwriter. E que ampliar as experiências como a área da Regência.

Entendeu? Chegando na Berklee você pode optar em que caminho seguir. Veja só!

Mas lembre que se permanecer no Brasil aqui conosco na Faculdade Souza Lima você pode escolher entre prosseguir na área de instrumento ou dedicar-se para a Composição e Arranjo.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é um dominante secundário?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.