Ser doutor em música torna um músico melhor?

Ser doutor em música torna um músico melhor?

Sim, se espera, mas não educador musical. Tudo depende de como encaramos o processso.

Queria eu dizer que ser doutor em algo torna a pessoa de fato melhor no que faz. Conheci músicos que acenderam ao doutorado sem mudar uma vírgula de quem eram na graduação. Cumpriram a carreira acadêmica sem compromisso com a reflexão.

Rubem Alves em um dos seus livros mais importantes afirma que a certeza, ou a necessidade de uma resposta certa, empobrece a academia e o acadêmico. Doutores de certezas interessam?

Pensamento

O pensamento precisa de movimento. Ser doutor em música torna um músico melhor quando ele está aberto ao livre pensamento – que questiona, que constrói, que está liberto, que promove, que incentiva e que renova.

Acadêmicos ruins são responsáveis pela negação da ciência que assistimos em meio a pandemia.

Acadêmicos ruins são aqueles engessados no tempo, ou que não soltaram seu cordão umbilical do conhecimento por temerem transitar no desconhecido que é o pensamento reflexivo.

Temem seus alunos, por isso os reprimem. Pensar de maneira aberta, refletir, deformar, e guiar dá trabalho. E ser doutor em música pode não formar um educador dentro dos preceitos que procuro aqui.

Olha essa história!

De um doutor em música, docente de uma faculdade, ouvi: “Não sou educador como você, sou músico”. Estranho, é um professor de uma faculdade de música que está ali para ser educador. Músico eu sou no estúdio, no arranjo, na gravação, na produção, em sala de aula sou educador musical, prazer.

Fuja de gente assim!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO Bona é um bom livro de solfejo?
Next articleO que é Música Erudita?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/