Se você fosse um produtor musical, o que diria?

produção musical

Se você fosse um produtor musical, o que diria?

Bom, nesse caso, posso dizer com propriedade por ser de fato um produtor musical. A questão do leitor provavelmente veio alheia ao trabalho que desenvolvo profissionalmente desde 2003.

Minha história como produtor musical começou com a ideia de ter um SELO, uma gravadora própria, BAC Discos nasceu justamente em 2003 com a proposta de promover artistas compositores! E que cantassem aquilo que criavam!

Escolhi pessoalmente cada compositor que lançaria obras pelo SELO. A identidade da produção musical BAC Discos procurava a composição em gêneros da música brasileira! Canção, samba, baião, valsa, desde que cumprissem os coeficientes da brasilidade, convidava para ter um álbum pelo selo.

A ideia original era que fosse o primeiro trabalho fonográfico de cada artista. Mas tivemos sim ao longo dessa estada alguns artistas que lançaram mais de um trabalho pelo selo.

Mas o que eu digo?

Como produtor musical sugiro conhecer profundamente a música, tanto como referência estética, saber de tudo que é gênero e estilo, ritmo, termos, matrizes, organização fonográfica, mapa, camada, letra, poesia!

Ainda como produtor sugiro se especializar. Eu, por exemplo, sou especializado em instrumentos acústicos, também sou arranjador, ou seja, me tornei capaz de escrever melodias adaptadas para qualquer instrumento musical!

Sou educador, então, coordeno um curso técnico com duração de dois anos que tem como objetivo formar produtores musicais. Técnico em Processos Fonográficos! Saiba mais aqui!

De onde veio a questão da produção musical?

Sempre foi uma das áreas que mais me interessou! Admirava os álbuns e LPs e tudo que envolvia gravação! Estudei engenharia de som de maneira livre nas possibilidades que encontrei no início dos anos 2000. E me graduei em música, com especialização e mestrado em educação.

Produzir é inerente a quem sou! E só atuo com coisas que fazem parte de mim! Preciso de verdade em todos os processos que vivencio!

Cada passo aqui desse breve papo te fornece experiências, espero que auxilie em sua decisão de vida!

#VemProSouzaLima

E se você fosse um produtor musical, o que diria?

SHARE
Previous articleO que você acha da música brasileira?
Next articleAula de música a distância funciona?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.