Quantos anos eu preciso pra me formar em bacharelado se já sou licenciado em música?

Quantos anos eu preciso pra me formar em bacharelado se já sou licenciado em música?

Caro leitor! Sua pergunta possui uma resposta breve, mas veja bem que o discurso possui diversos pontos de vista.

Vamos lá!

Você precisará cursar de maneira integral o bacharelado em música. As matérias da licenciatura embora até possua pontos em comum que podem ser convalidados, não são suficientes para tornar a estada pequena. Como no processo contrário (ser portador do diploma de bacharel te permite fazer a licenciatura em um ano).

O motivo dessa necessidade em cursar por completo é que um programa de bacharelado em instrumento, composição ou regência depende de formação específica, e que dura o período de oito a dez semestres.

Serão oito semestres de violão individual em um programa de bacharelado, por exemplo, e na licenciatura você deve ter cursado apenas violão complementar. Não é possível convalida-lo.

Mas vale a pena preocupar-se em realizar um bacharelado tendo feito a licenciatura?

Particularmente acredito que não. Quer ser um instrumentista ou compositor melhor? Se preocupe com uma formação livre, aulas particulares que contemplem sua formação. Ainda mais que o diploma de bacharel não lhe concederia nenhum direito a mais, do que o diploma de licenciado. Provavelmente estamos falando de tocar melhor, ou compor.

Apenas para o caso de dedicar-se a regência recomendaria uma nova faculdade. Concursos públicos para orquestras e coros pedem diploma em regência, bacharelado normalmente. Embora haja alguns que aceitam especialização, pós-graduação lato sensu. Verifique concursos recentes, se o caso for esse, as exigências mudam ano a ano.

Para tocar melhor um instrumento ou compor faria uma nova faculdade se não tivesse mesmo experiência nenhuma na atividade, se tivesse ainda sem network na especificidade, e com tempo ocioso para que o trabalho não saia em vão.

Pronto?

Agradeço muito o feedback que sempre recebo, e é um prazer levar o Souza Lima até você! Essa orientação você teria tido em uma reunião presencial! E na internet estamos no Brasil inteiro! E no mundo!

 

SHARE
Previous articleAs características do Bandolim
Next articleBacharel pode dar aula de música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.