Quanto tempo para ter diploma em música?

Quanto tempo para ter diploma em música?

Uma pergunta de um leitor que terá uma argumentação simples e prática. Existem quatro tipos principais de programas em música que concedem diploma, cada qual com uma orientação e abertura de possibilidades. Cada um desses programas possui um texto específico aqui em nosso blog, pesquise na caixa a direita e acima da home do blog.

  • Curso Técnico – em dois ou três anos. Nível Médio.

No Souza Lima há pré-requisitos apenas para a prática de Instrumento e Voz. Se espera dois anos de prática anterior ao ingresso no programa. Em três anos cumprindo o que o programa solicita você terá seu diploma.

No Souza Lima agora há dois programas técnicos com duração de dois anos: Produção Musical não possui pré-requisitos. Trilha Sonora também não possui pré-requisitos. No final do período você terá seu diploma em música.

O estudante pode estar cursando ou ter cursado o ensino médio.

  • Curso Tecnólogo – Nível Universitário.

Com perfil similar ao técnico, e apenas na área de Produção Musical, concede diploma em dois anos. E o estudante precisa ter terminado o ensino médio para ingresso.

  • Licenciatura em Música – Nível Universitário.

Entre três e quatro anos para chegar ao almejado diploma. E o estudante precisa ter terminado o ensino médio para ingresso. A licenciatura possui pré-requisitos da formação musical, algo entre quatro anos, ou um preparatório para vestibular de música muito bem realizado.

  • Bacharelado em Música – Nível Universitário.

Entre quatro e cinco anos para chegar ao diploma. E o estudante precisa ter terminado o ensino médio para ingresso. O bacharelado possui pré-requisitos da formação musical, entre quatro anos de estudo, ou um preparatório para vestibular de música muito bem realizado.

Pronto, já atendemos mais um leitor, e de maneira mais direta! Como descrito acima todos os temas possuem artigos específicos. Aproveite!

#VEMPROSOUZALIMA

Apenas lembre que ter um diploma é parte do processo da formação do músico. Apenas uma parte.

SHARE
Previous articleTodo músico precisa dar aula?
Next articleAs Características do Banjo Brasileiro
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.