Quanto tempo leva para aprender a tocar um instrumento musical?

joão marcondes

Imagine uma pergunta difícil de responder? Taí:

Quanto tempo leva para aprender a tocar um instrumento musical?

A primeira resposta sem sombra de dúvidas é quanto tempo você possui diariamente para praticar. E lembre-se que são horas de concentração. Sem celular, sem estar a frente da televisão, sem interrupções constantes de amigos e familiares…

Bom, legal, vamos imaginar que o seu tempo concentrado diário é de três horas.

O primeiro ponto é atingir essas horas de concentração. Não é do dia para noite que você vai conseguir se concentrar por três horas. Comece com meia hora, e amplie progressivamente. Mantenha a rotina! Em outras publicações já falamos que o desenvolvimento para o estudo de um instrumento requer desenvolvimentos mútuos.

Já assistiu a esse vídeo?

Chegada as sonhadas três horas, repita essa rotina por ¾ de um ano, por no mínimo três anos. Seu desejo estará bem próximo de ser atingido. Terão ocorrido 2500 horas de estudo praticamente. É algo muito expressivo.

E um excelente começo!

Evidentemente que existem estágios do desenvolvimento. E a orientação para o que estudar nessas 2500 horas é primordial. Há livros! Há métodos! Há educadores sérios! Procure o melhor caminho possível!

Disciplina forma músicos?

Não. Mas auxilia. E muito. Já falei outras publicações que é preciso ouvir muita música. E ouvir de uma maneira técnica, responsável, procurando elementos que serão replicados a seguir.

Quem são os guitarristas? Quem são os violonistas? Cantores? Estamos falando de música brasileira? Aqui no BLOG, temos essas orientações! Se estamos falando de outros instrumentos ou de outro estilo, procure as principais referências.

É obrigação.

Serão 5 mil horas exclusivas de audição  ao longo de três anos.

Ninguém falou que seria fácil. Ninguém falou que não demandaria tempo. Ainda não criaram um chip para aprender tudo em um dia! Talvez nunca criem, será? E se bem: Que graça terá?

Faltou falar que instrumento era? Eu penso, sempre nos instrumentos que toco, e nos desafios que ocorrem para mim. Vamos falar do violão!

SHARE
Previous articleQuais as principais características do Samba?
Next articleO que é música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.