Qualquer músico pode dar aula?

Qualquer músico pode dar aula?

Pode. E esse é um dos grandes problemas da educação musical no Brasil.

Dezenas e dezenas de músicos sem qualquer capacitação lecionam instrumento, musicalização e conteúdos teóricos. Essas atividades letivas, sem qualquer preparação, ocorrem em todos os níveis de aprendizagem – de um curso livre até a universidade.

Aprender um instrumento do começo ao fim não capacita um músico para lecionar.

Dói ler isso?

Todos conhecem alguém que se entende como sem talento porque tentou aprender música sem sucesso. Ou seja, o aprendiz assume a falha do processo de aprendizagem. E o músico, falso professor, sai ileso.

Todos podem tocar um instrumento. Existem níveis para a execução de um instrumento musical. Perdão, o dedo está na ferida, afirmo que os músicos são incapazes de lecionar sem preparação.

Eu particularmente vivenciei essa defasagem em cursos livres, técnicos, faculdades em nível de graduação e pós-graduação. Músicos que estão na atividade letiva por falta de opção em suas carreiras.

Músicos que estão na atividade letiva por que se consideram capazes por terem percorrido um caminho. E sem se preocupar e refletir de como o caminho foi, ou de como poderia ter sido, dão aula. Ser bacharel em um instrumento não condiciona um músico para educação.

Qualquer músico pode dar aula com qualidade, basta estudar para lecionar. Ou livros de pedagogia. E livros de educação musical. Conhecer os autores, os processos de aprendizagem, e os métodos.

Se especializar em programas universitários ou livres. O que preferir!

Nunca me esqueço, um músico bastante patético em uma discussão dentro de uma escola de música, onde o cidadão por sinal leciona, disse “É que eu não sou educador, eu sou músico”. Han? E o que o indivíduo está fazendo dentro de uma escola dando aula?

Na instituição Souza Lima onde leciono sou educador musical. Fora da instituição atuo como produtor musical, arranjador, escritor, compositor e instrumentista. Todas áreas da música. Mas em sala de aula sou professor. Dói? Fica a dica.

Qualquer músico pode dar aula? Pode, mas não deveria dar aula sem capacitação docente.

#VemProSouzaLima

Meu nome é João Marcondes, sou músico, tenho Licenciatura em Música, especialização docente em música brasileira, e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Eu coordeno a Pós em Educação Musical da Faculdade Souza Lima. Saiba mais, aqui!

SHARE
Previous articleO que é música africana?
Next articleO que motiva tanta “falação” contra o funk carioca?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/