Qual o melhor instrumento musical para iniciantes?

Qual o melhor instrumento musical para iniciantes?

Uma questão importante que ainda não abordamos diretamente em nosso blog foi trazida por um de nossos leitores: Afinal qual o melhor instrumento musical para iniciantes?

O instrumento mais fácil de aprender resolvemos em outra publicação, um texto que ultrapassa trinta mil leituras. Essa pergunta, no entanto, traremos a algo contrastante, algo que identifica uma opinião bem mais pessoal. Vou levar a questão para: na sua opinião, professor João Marcondes, qual o melhor instrumento musical para iniciantes? Aquele que abrirá as portas para todos os outros! Assim levantarei os argumentos.

Opinião Pessoal

O instrumento que abre as portas é o canto. Sim, a voz é um instrumento, já tratamos disso em outras publicações. E por ser um instrumento que aprecia a musicalidade, dada as composições de fraseado, melodia, o canto é um valor importante para a compreensão da prática musical.

Houve um tempo que em toda graduação, curso técnico, ou conservatório havia um curso de canto coral como disciplina obrigatória. Eu particularmente lamento muito as instituições que perderam esta prática tão importante. No Souza Lima mantemos o curso gratuitamente no programa livre.

O estudo do canto bem realizado abrirá portas para reflexões de aprendizagem em qualquer outro instrumento. Realizado este processo um segundo passo é estudar um instrumento de coordenação motora grossa, mais simples e usual, e importante para a constituição rítmica tão valiosa para o estudo dos instrumentos musicais.

Realizada essa primeira etapa de aprendizagem, de duração de um ano, abriríamos pauta para continuação para quaisquer instrumentos musicais em suas técnicas peculiares. Que virão então com a coordenação motora fina, específica para quase que a totalidade dos instrumentos.

Vale ressaltar que esta publicação passa a ser uma orientação pedagógica. Uma forma em que se sugere estudar a música, ou se preparar para o estudo do instrumento musical que tem predileção, algo que valorizo e considero muito importante.

Gostou? Compartilhe! Qual o melhor instrumento musical para iniciantes?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuero ser Musicista Entrevista: Ísis Biazioli
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer com um teclado?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.