Qual o campo harmônico de mi bemol maior?

mi bemol

Qual o campo harmônico de mi bemol maior?

Vamos começar cravando que o campo harmônico é uma bola moldável, que pode estar pequena, média, grande, ser de gude ou de parquinho – aquelas imensas.

E que na medida que recebe acordes de outros lugares vai se deformando, ou melhor, trazendo atrativos musicais que ampliam o conceito de campo harmônico.

Oriundo da escala de mi bemol maior são oito tétrades e sete tríades – no grupo dos bemóis:

Eb  Fm Gm Ab Bb Cm Ddim

Eb7M Cm7 Dm7 Ab7M Bb7 Bb7sus4 Cm7 Dø

Assim a bola moldável estará plena, redondinha em sua característica fundamental.

Dominantes secundários

Mas podemos incluir Dominantes secundários, o que sutilmente deformará o mais habitual! Dominante secundário, porque cada tonalidade possui seu dominante primário, presente no V grau.

O dominante secundário tem fundamentais diatônicas como característica. Mas sempre em sua estrutura a terça do acorde será uma nota ausente da escala original da tonalidade, veja só, aí está a deformidade.

Bb7 é dominante de Eb7M ou de Eb – age como dominante primário.

C7 é dominante secundário Fm7 ou Fm; D7 é dominante secundário de Gm7 ou Gm; Eb7 é dominante secundário de Ab7M ou Ab; F7 é dominante secundário de Bb7 ou Bb ou Bbsus7; G7 que é dominante secundário de Cm7.

Repare que são 12 acordes com estrutura dominante, sendo que apenas seis trítonos, todos os dominantes foram utilizados. O VII grau repetiria um trítono para ter um dominante, mas como sua quinta é diminuta, acordes com tríade diminuta não possuem dominante.

Cada dominante desses pode ser substituído pelo acorde de igual trítono.

G7 por Db7; Eb7 ou A7; F7 ou B7; F#7 por C7; D7 por Ab7, Bb7 por E7. E a bola vai se deformando aumentando o número de possibilidades.

Ainda podemos acrescer subdominantes menores associadas ao dominante secundário. E muito empréstimo modal – que começa emprestando acordes do tom que lhe é paralelo – mi bemol menor e suas 3 escalas. E haja deformidade.

Vamos estudar harmonia? Tenho um curso ótimo para indicar!

Me escreve joao.marcondes@souzalima.com.br

SHARE
Previous articlePra que que a escala menor melódica tem dois formatos?
Next articleQual o campo harmônico de lá bemol maior?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/