Qual instrumento é o mais barato para começar a aprender?

Qual instrumento é o mais barato para começar a aprender?

Com relação ao custo evidentemente a voz é o instrumento mais barato para começar a aprender. Sim, a voz é um instrumento!

Como demanda uma preparação para a voz não possui custos de equipamento para iniciar. Sequer um microfone! Se puder passar em um otorrino e fonoaudiólogo, é uma boa orientação para iniciar. E pode ser pelo SUS, ou com um custo pequeno.

Quanto a instrumentos musicais:

Percussão: pandeiro, rebolo, tan-tan, timba, tamborim, agogô. Instrumentos que possuem investimento baixo, menos de 50 reais alguns deles, e até 120 reais os mais caros.

A seguir o violão e o cavaquinho. Investimento de até 250 reais, ou menos. Depois a guitarra, um pouco mais cara por necessitar de mais equipamentos: um amplificador e cabo. Investimento de uns 350 reais.

Dos sopros, a flauta transversal. É possível encontrar um instrumento razoável por até 300 reais.

Opinião?

Não inicie o estudo de um instrumento procurando o mais em conta. Qual instrumento te encanta? E arrepia? E instiga?

Organize-se financeiramente, e mesmo que você leve meses para economizar a importância do investimento em um instrumento, aguarde, valerá a pena.

Enquanto isso que tal estudar a voz? Afinal o instrumento é o mais barato para começar a aprender! E a voz é o fundamento de toda a concepção melódica da música ocidental. Se possível preveja nesse orçamento uma escola de música. Estou a disposição!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuero ser produtor musical
Next articleAs Características do Clarinete
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.