Qual feminino de músico?

joão marcondes

Qual feminino de músico?

O feminino de músico a priori é música.

A palavra músico possui apenas um gênero. Então o homem é músico, e a mulher é música.

Particularmente, respeitando a origem e regras gramaticais, me apego ao emprego cotidiano. E no cotidiano não ouço uma mulher que toca um instrumento se definir como música, embora esteja correto.

Aqui em nosso BLOG vamos nos referir a mulher instrumentista, arranjadora, maestrina, produtora, ou educadora, como musicista. Uma palavra para ambos os gêneros. E que eu, por exemplo, emprego quando me perguntam sobre minha profissão.

Mas porque da questão?

Essa semana estreia no BLOG Souza Lima uma série de entrevistas com profissionais da música, e se ano passado tivemos a série Quero ser músico, que conversou com colegas do sexo masculino, em 2019 traremos a série Quero ser Musicista, entrevistando apenas colegas do sexo feminino. Equilíbrio em ações.

O objetivo da série é didático. E nesse caso trazer as experiências da mulher na cena, para as diversas ações de atuação profissional da área musical. De maneira a contribuir com o futuro profissional das musicistas, e também dos musicistas. Certificando a pluralidade de ações que permeiam nossos trabalhos.

Seremos todos aprendizes de profissionais valorosas. Intérpretes. Educadoras. Sempre procurando fazer o futuro ainda mais tranquilo aos colegas e as colegas que virão.

As entrevistas sairão sempre as segundas-feiras, totalizando vinte. A primeira entrevistada é a pianista, arranjadora e produtora musical Débora Gurgel.

Opinião

O mercado musical é reflexo da sociedade. E precisamos nos posicionar e contribuir para que haja iguais oportunidades para homens e mulheres. Sim, procuramos uma sociedade mais justa. Igualitária quanto a gênero, etnia e credo.

O Brasil é um país de todos. E acima de tudo está o respeito mútuo. E a valorização da dignidade começa na primeira formação. Viva a música! Viva a musicista! Viva o musicista! Viva a música! Viva o músico!

Um feliz dia das mulheres!

SHARE
Previous articleO que é Fonógrafo?
Next articleQuero Ser Musicista Entrevista: Debora Gurgel
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.