Qual é a primeira figura de valor musical completa?

Qual é a primeira figura de valor musical completa?

Perfeito! Essa explicação está indiretamente em alguns artigos do nosso BLOG, mas como se trata de uma questão direta de um leitor, vamos a resposta.

A primeira figura de valor musical completa é a colcheia.

A semibreve possui apenas cabeça de nota.

A mínima possui cabeça de nota e haste.

A semínima possui cabeça de nota preenchida e haste.

Enquanto a colcheia possui cabeça de nota preenchida, haste e colchete. Colchete é a última parte de uma figura de valor positivo – que se refere a toda figura que representa som, em estado completo.

Uma figura de valor positivo tem três partes. Cabeça, haste e colchete. A partir da colcheia acrescentamos colchetes. Apenas colchetes.

Colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa cada qual com sua característica são figuras de duração, de valor positivo, completas.

Vale ressaltar que esse conceito é exclusivo para figuras que representam som. As pausas cada uma possui símbolo próprio, e que se relacionam pelo acréscimo de uma linha curva apenas entre colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Observe:

Agora observe as pausas ordenadas da semibreve, mínima, semínima e colcheia novamente.

Perfeito! Adentramos mais um assunto da teoria musical de suma importância para o desenvolvimento do seu aprendizado, e que com certeza faz diferença na comunicação da linguagem musical.

Aproveite.

#VemProSouzaLima

 

SHARE
Previous articleComo é definido o posicionamento da haste das notas?
Next articleO que faz um músico?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/