Qual é a característica do som mais importante?

Qual é a característica do som mais importante?

Qual é a característica do som mais importante?

Entramos em um campo bastante ambíguo, e que infelizmente se maltratado desperta preconceitos na formação humana, e ainda pior, ao músico. E qual é a característica do som mais importante? Não há, vamos lá?

É fácil encontrar livros de teoria musical que designam o elemento da altura como a característica do som mais importante. E o que tem por detrás dessa ideia?

Por detrás dessa ideia existe uma impressão que condiciona o ápice de uma obra musical ocidental ao classicismo.

Nesse período estão as alturas organizadas de maneira perfeitamente afinadas, as frases de proporção homogenia, pela homofonia o destaque de uma única melodia perante as demais estruturas, e quando há contraposição também é melódica.

E mesmo a melodia depende do elemento físico da duração para ser percebida e apreciada integralmente. Como então afirmar que altura é mais importante? Blablablá!

O problema que esse tipo de informação faz com que toda música que não utiliza da altura como prioridade seja considerada menor. Outro erro crasso.

Vale declarar que a altura a que se referem esses autores, é a altura perfeitamente afinada dentro das proporções do sistema temperado. E as músicas que respondem a outros preceitos igualmente importantes promovem outro tipo de interpretação.

Os folguedos populares brasileiros possuem diversas manifestações multiculturais em que a música se apresenta, em alguns momentos apenas com instrumentos de percussão, em outros momentos com instrumentos de percussão e a voz falada.

Quando a voz é cantada a preocupação com as alturas cravadas nessas manifestações inexiste. Canta o que se pode, e o que é preciso cantar para expressar cultura.

A música fonográfica desde a consolidação do sistema de gravação elétrica na década de 1930, permitiu que os cantores usassem voz limpa, sem que fosse empostada, sem bell-canto, ou algo de voz falada que convergiu com o RAP, por exemplo.

O problema é saber apreciar as diferentes formas com que a música se apresenta. Está aí a questão!

E como não falar do timbre? E como não falar da acentuação?

Se as alturas ainda podem organizar acordes quando compostas harmonicamente, a música pode sobreviver perfeitamente sem harmonia, entretanto não há justificativa para tal afirmação.

E se pudéssemos estender o raciocínio poderíamos trazer especificidade para a pergunta. Por exemplo: Qual é a característica do som mais importante para o RAP? Ou para a música clássica? Ou para o maracatu?

Vamos ser felizes sem cultivar bobagens.

#VemProSouzaLima

Posso dizer que escrevi livros infantis sobre os elementos (procure no kindle para conhecer, é um aplicativo de celular também), e aqui no blog tenho publicados infográficos sobre cada elemento. Pesquise!

SHARE
Previous articleQuais acordes básicos eu posso usar em um tom maior?
Next articleComo montar uma banda?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/