Qual a função de uma fermata?

fermata

Qual a função de uma fermata?

Fermata é um símbolo musical que representa um marco de respiração e repouso, tensionamento ou finalização.

A utilização do símbolo afeta a compreensão do pulso constante, embora não seja um símbolo de duração propriamente.

A fermata está para o campo da expressividade, e quanto a duração, mesmo que seja senso comum que quando aplicada dobra o valor da nota, na realidade trata-se de um símbolo interpretativo cabendo ao maestro ou para o spalla designar de fato qual ou quanto será a ampliação da duração que será realizada sob a Fermata. Uma respiração ou gesto é dado para início da aplicação do símbolo e outro para o momento de retomada ou finalização do símbolo.

Há três espécies diferentes de fermata.

A maneira em que se desenha condiz com a forma que será interpreta perante a onda sonora. A mais tradicional, em linha curva, representa a ação do som que sobe e diminui progressivamente, então, uma meia lua. Esse tipo de fermata também é aplicado em pausas.

Há uma fermata que se apresenta em linha reta, sugerindo a manutenção da frequência em uma mesma intensidade, apenas alguns instrumentos são capazes de realizar – como instrumentos de sopro e cordas friccionadas, e acaba por parecer mais longa. Há também uma fermata triangular, que representa uma rápida subida e diminuição posterior na manutenção do som. Essas duas espécies são exclusivas para notas. Observe-as:

Fermata

Pronto! Agora compreendemos a função da fermata!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que a pandemia deve deixar de lição para os músicos?
Next articleDevemos estudar música apenas por tablatura?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.