Qual a função de um diretor musical?

Sempre bem-vindo quando um leitor pauta o blog. Vamos a questão do leitor: Qual a função de um diretor musical?

Ótimo, eu atuei como diretor musical em diversas situações ao longo da minha carreira. E quando chegamos a esse ponto de minúcia em um projeto musical quer dizer que se trata de um grande projeto.

O mais habitual é que estejamos em uma situação em que um único músico acumula funções – arranjo, direção musical e produção musical. E por, tanto se existe as três funções é porque cumprem situações diferentes.

Produtor musical é quem idealiza, que pensa, que define esteticamente, que reúne os partícipes de determinado trabalho. Inclusive um arranjador e um diretor musical – ou alguém que reúna ambas as expertises.

Arranjador é quem escreve em partitura o que será tocado, ou gravado. Pode ser um especialista que sequer frequenta o palco.

O diretor musical então, está para a música popular, como o maestro e até o spalla estão para a música erudita. É um instrumentista ou um músico que está em cena liderando o agrupamento.

É uma ideia simples. Antes de mais nada o diretor musical é a referência para aquela execução, gravação ou show. É muito importante sua função, e ela deve ser valorizada com cachê dobrado.

E o diretor musical em cena, teatro ou filme, é aquele que responderá por toda a atividade quem envolve música. Simples assim!

Valeu caro leitor! E Vamos nessa!

Segue um show comigo atuando como diretor musical!

(1072) SHOW DESPERTAR – JOCA FREIRE E BANDA (RESTORED FULL HD FEV 2021 BML) – YouTube

SHARE
Previous articleHá uma melhor música brasileira?
Next articleAs características do Acordeom
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/