Qual a função de um curso técnico em música?

função

Qual a função de um curso técnico em música?

A função de um curso técnico em música é preparar para o mercado de trabalho. Poderia acabar o texto já trazendo a resposta do leitor aqui! Mas vamos refletir um pouco mais!

É um equívoco considerar que o curso técnico seja um programa pré-universitário! A função de um curso técnico em quaisquer das áreas do conhecimento é capacitar o estudante em suas competências e habilidades para que se desenvolva profissionalmente na área selecionada.

Um programa técnico que foge de suas atribuições é inútil! É ineficaz! E principalmente incoerente com a proposta original que a formação técnica possui.

Trafegando em meio a história, os programas técnicos surgiram para compensar a ineficácia dos cursos universitários em preparar mão de obra especializada para um trabalho imediato. Pronto! Se o programa técnico possui essa função original, considera-lo como parte de um ciclo que inclui a universidade é justamente negar sua predileção.

Um programa em instrumento, por exemplo, precisa capacitar o estudante para o palco, para o registro fonográfico – ao vivo ou em estúdio – com ou sem metrônomo, deve capacitar ao arranjo, interpretação e improvisação em qualquer estilo. E ainda capacitar o instrumentista quanto aos gêneros e a leitura aplicada de seu instrumento.

O mesmo seria possível dizer sobre a voz, com as variações é claro que lhe são peculiares.

Ao escolher o programa converse com o coordenador vasculhando a iniciativa do curso, a função perante a sociedade e o mercado de trabalho.

No Souza Lima oferecemos três modelos de curso técnico – Instrumento e Canto, Instrumento – Práticas de Música Brasileira e Produção Musical.

Agende a reunião com o coordenador do respectivo programa.

Produção Musical e Instrumento e Canto iniciam turmas no início do ano, enquanto Instrumento -Práticas de música brasileira, inicia no meio do ano.

Acesse www.souzalima.com.br e procure a aba Profissionalização!

Aproveite!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleComo estudar improvisação?
Next articleO que o carnaval representa para a música brasileira?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.