Quais são os principais grupos vocais brasileiros?

grupos vocais

Quais são os principais grupos vocais brasileiros?

Antecipadamente é válido dizer que o Brasil sempre preservou uma tradição de grupos vocais que remonta os tempos do que chamamos da Idade de Ouro do Rádio – nos anos 1930.

Mas ainda que dos anos 1930, a tradição de grupos vocais brasileiros permaneceu até os anos 1990 e alguns grupos vocais brasileiros permanecem ativos ainda hoje – como o Quarteto em Cy e o MPB4.

https://youtu.be/K-fopepoDh8

Além disso quando falamos de grupos vocais brasileiros, lembramos MP4, Os cariocas, 4 ases e um Coringa, Anjos do Inferno, Quarteto em Cy, Boca Livre, ou 14 bis. Notório pela longevidade, o grupo paulista Demônios da Garoa, em sua abertura vocal característica também está ativo. Ainda temos o grupo Os namorados da lua, na era de ouro da rádio.

O encontro entre cantores em sobreposições de terceiras e sextas, ascendentes e descendentes, quintas e até dissonâncias, ainda mais, é tipicamente brasileiro por influência do canto europeu, mas também da voz do afro-brasileiro.

Escrita arranjada!

O grupo Os cariocas buscou em sua jornada musical formas que contivessem outros intervalos a princípio. Sobreposições típicas de clubes big band, de influência norte-americana, que até incluem clusters. Usufruindo de uma escrita em drops, algo raro por aqui.

O grupo Os cariocas tornou-se expoente do estilo Bossa-Nova, sendo o grupo vocal mais expressivo do período bossa-novista. E em contraste o grupo feminino Quarteto em Cy.

Posteriormente, os MP4 consolidaram-se como grupos vocais, que surgiram acompanhando o nascimento da carreira do compositor Chico Buarque. E depois que o MP4 foi consolidado terreno.

Na Idade de Ouro da Rádio os grupos mais representativos foram Quatro Ases e um coringa, Bando dos Tagarás (de Noel Rosa) e Anjos do Inferno.

https://youtu.be/mTPXbIKrEAU

Anos 1980

Nas décadas de 1970 e 1980, os principais expoentes foram o grupo Boca Livre e o grupo 14 Bis – da cena rock. Ambos em sobreposições agudas, com vozes masculinas em falso, que nem sempre estipulam harmonias milagrosas, mas a abertura vocal tem expressividade contundente.

https://youtu.be/INhAjceVQ5g

https://youtu.be/1CFMhfod3Ac

Momentâneo e samba

Não são incomuns encontros entre intérpretes momentâneos cantando repertórios diversificados, que despertam o interesse de um determinado projeto – que não forma um grupo vocal.

Ao contrário dos estilos vocais da MPB cujo encontro agendado permanece, no samba é comum o canto sobre rodas, as festividades, e o uso do coro em uníssono ou oitava na fonografia brasileira. Como cantam os Originais do Samba.

https://youtu.be/pG2BXpFAqbI

https://youtu.be/dcVKb2ht6BE

Vamos ouvir um pouco sobre esses artistas?

Muitos desses arranjos vocais eram intuitivos. Baseado em uma tradição cultural. E não há pontuações disponíveis para análise. Aqui estão alguns excelentes trabalhos de pesquisa a fazer.

Dedico ao amigo pianista e arranjador que hoje vive na República Dominicana Sr. Corey Allen.

SHARE
Previous articleAs características do Acordeom
Next articleQuais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/