Quais são as principais características do Xote?

xote

Quais são as principais características do Xote?

Xote é um gênero brasileiro, binário, oriundo da região nordeste, e que se consolidou no mercado fonográfico na década de 1940 por influência do fenômeno cultural Luiz Gonzaga – compositor e intérprete fundamental da música brasileira.

O ritmo possui andamento médio para lento. O xote é pautado normalmente em compasso dois por dois. E possui repertório consagrado em tonalidade – maior e menor.

O xote faz parte dos festivos juninosem conjunto a ritmos como o baião, o xaxado e arrasta-pé.

Habitualmente o acento característico do ritmo ocorre no segundo pulso, em relação de primeira subdivisão, similar o que ocorre no samba e no arrasta-pé sendo possível interpretar o acento como uma incidência de som grave no segundo tempo, ao invés de intensidade de fato.

É possível afirmar que o ritmo possui instrumentação tradicional brasileira com o agrupamento conhecido como trio de Forró – voz, acordeom, zabumba e triângulo, cujo o canto é desempenhado por uns dos instrumentistas do grupo, ou até por todos eles.

A estrutura composicional do xote está estabelecida de forma binária, ou seja, sob duas partes com ou sem re-apresentação da primeira seção onde uma delas ressoa como um hipotético refrão.

Referências para ouvir o xote?

Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Trio Virgulino, Trio Nordestino, Alceu Valença, Elba Ramalho, Falamansa, Rastapé, Bicho de pé.

Vale lembrar a origem que se dá por aí em que eu particularmente não verifico grandes relações com o schottisch europeu, mas esse assunto será ainda discutido em nosso blog em outro momento. Esse artigo será ampliado!

Gostou? Compartilhe!

SHARE
Previous articlePor que as músicas de hoje são tão ruins?
Next articleQuais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/