Quais são as partes de uma figura de duração musical?

Partes das figuras

Quais são as partes de uma figura de duração musical?

Na capa temos colcheias, semicolcheias e semínimas!

As figuras de duração, ou figuras de valor musical são separadas em dois grupos. O grupo de valores positivos organiza os símbolos que representam o som, enquanto o grupo de valores negativos organizam os símbolos que representam silêncio.

Isto posto, a dúvida do leitor, quais são as partes de uma figura de duração musical – um valor positivo?

A primeira figura completa é a colcheia, e ela possui cabeça de nota preenchida – que estipula altura, haste e colchete.

Então as figuras musicais que representam valores positivos possuem cabeça de nota, haste e colchete.

A semibreve apenas cabeça de nota sem preenchimento.

A mínima possui cabeça de nota sem preenchimento e haste.

A semínima possui cabeça de nota com preenchimento e haste

A colcheia possui cabeça de nota com preenchimento, haste e um colchete.

A partir da colcheia, as figuras da semicolcheia, fusa e semifusa, e até a ocasional quartifusa, variam apenas em número de colchetes.

A semicolcheia possui dois colchetes, a fusa possui três colchetes, a semifusa possui quatro colchetes, e quartifusa possui cinco colchetes.

Entre as figuras se estabelece uma proporção binária. Para formar uma semibreve são precisas duas mínimas, quatro semínimas, oito colcheias, e assim, sucessivamente.

Perfeito!

Todos os demais símbolos que surgem sobre as figuras configuram outros elementos de expressividade e acentuação.

O ponto de aumento, por exemplo, ele atua sobre um valor positivo ou negativo, mas não se trata de uma nova figura de valor propriamente. Trata-se de um símbolo que abrevia a escrita antes ocupada por uma composição de figuras apoiadas com uma ligadura de valor.

Tudo certo! Bacana o interesse do leitor, e vamos em frente cumprindo as lacunas do seu aprendizado!

Por enquanto fique em casa, e logo mais, vem pra cá! Estamos juntos!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuando uso bequadro na partitura?
Next articleQuem criou o nome das notas musicais?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.