Quais são as características do educador musical brasileiro?

Quais são as características do educador musical brasileiro?

Estamos tratando aqui da minha opinião. O educador musical brasileiro nem sempre é um especialista em música brasileira. E isso reflete do ensino musical, tradicional erudito que se toca mais Bach que Villa-Lobos. E música improvisada que se toca mais jazz do que bossa-nova.

Existe no Brasil uma importante corrente de ensino musical baseada nas tradições da música erudita. É quando o educador atua com crianças e adolescentes, mas em metodologias que se repetiam nos padrões dos educadores europeus.

Já na formação para música improvisada há o contexto do ensino de JAZZ norte-americano. Algumas faculdades se concentram exclusivamente neste viés de ensino.

É o caso da Faculdade Souza Lima, aqui ensinamos em equilíbrio música brasileira – choro, bossa-nova e pós-Hermeto Paschoal, música contemporânea, mas o ênfase está no jazz. Passamos por música erudita e até música pop nos cursos livres, na graduação não.

Obviamente, para se dedicar à educação musical, com a prática da música brasileira, você precisa de experiência. Experiência! Ter história com o ritmo, com o gênero, com o estilo de se tocar.

O samba é um gênero brasileiro originado da formação natural. Quando tocamos uma instrumentação como um trio de jazz, estamos adaptando a linguagem de outro instrumento. E é preciso conhecer este instrumento, seus recursos e fundamentos.

O educador musical brasileiro precisa ser um conhecedor da organologia do nosso repertório, um conhecedor do próprio repertório – dos fonogramas, das partituras, claro, obviamente o educador musical brasileiro toca o que ele ensina.

E muitas vezes ele domina mais de um instrumento. Você quer ser um educador de música brasileira? Estudar educação é fundamental, e dominar aquilo que se pretende ensinar.

Vamos pensar a educação musical brasileira de uma maneira diferente, mas que a cada ponto, a cada publicação possamos juntos refletir para o melhor.

SHARE
Previous articleQue compositores são pilares da música brasileira? Lenine
Next articleComo é um arranjo para a música brasileira? Marcha-Rancho
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/