Quais problemas podem ocorrer com um baixo?

Um contrabaixo possui praticamente os mesmos problemas de uma guitarra. Seus cuidados são relativamente simples, mas sempre requer atenção.

Mas afinal quais problemas podem ocorrer com um baixo?

1) Braço empenado – gera trastejamento, desafinação e pouca tocabilidade em regiões mais agudas, dada a altura das cordas.

Como o instrumento possui tensor basta ajudá-lo. Prefira esse serviço realizado por um especialista. Tenha um luthier de confiança.

Ao substituir um encordoamento assegure-se de manter o calibre em que o instrumento está regulado.

2) Problemas no sistema elétrico. Potenciometros. Conector de cabo. Captador. Esses acessórios representam o coeficiente transdutor do contrabaixo, é podem se expostos a excessiva poeira oxidar. A oxidação gera ruídos e mal funcionamento.

3) As cordas devem ser trocadas no mínimo anualmente.

O instrumento possui encordoamento caro. Assim higienizar a seguir de cada seção de execução é muito aconselhável.

Há formas de reaproveitar as cordas. A melhor delas é a de requenta-las. Mas a orientação vale pra alguns estilos musicais, principalmente aqueles que permitem timbres mais apagados.

Uma corda nova, é uma corda nova. Totalmente incomparável.

4) Os amplificadores requerem o mesmo cuidado do contrabaixo quanto a sistema elétrico.

Evite abandonar a manutenção do instrumento. Quanto mais tempo demorar mais problemas terá para resolver. Procure um luthier de sua confiança.

SHARE
Previous articleComo estudar uma música nova?
Next articleEstudar música no exterior
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.