Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

flauta transversal

Quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

A flauta transversal é um instrumento bastante sensível. Eu mesmo em uma oportunidade deixei cair uma parte da flauta, lembrando que o instrumento se divide em três partes (leia o infográfico – As características da Flauta Transversal).

Evite quedas! Os danos são normalmente graves! A parte que sofreu a queda, começou imediatamente a apresentar problemas. E quais os principais problemas que podem ocorrer em uma flauta transversal?

1. Enferrujar

É possível administrar a higiene do instrumento, a cada três ou quatro anos leva-la ao luthier para uma limpeza completa. A má conservação afeta o equilíbrio do instrumento, da afinação ao manuseio.

2. Vazamento

O vazamento atrapalha o desenvolvimento da sonoridade, e pode estar na deteriorarização das chaves por queda ou ferrugem, nas estopas ressecadas e até na ligação entre as partes.

3. Ressecamento

Ao ressecar as sapatilhas ou estopas o instrumento perde aderência, e pode chegar a ser inviável tocá-lo. Caso ocorra o ressecamento será preciso trocar as sapatilhas com um luthier especializado. Para se prevenir do ressecamento basta conservar o instrumento hidratado e distante de fontes de calor intenso. Sabe aquele estudo que termina com a flauta sobre o móvel que pega sol? Não dá!

Então?

Vale as dicas! Estamos aqui intensamente para isso! Se gostou compartilhe!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuais as características do samba-exaltação?
Next articleO que é um dominante primário?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.