Quais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?

saxofone

Quais os principais problemas que podem ocorrer em um saxofone?

O saxofone é um instrumento que possui durabilidade considerável, e a parte que lhe é mais sensível são as sapatilhas. A palheta sua substituição é usual e contínua, tanto pelo aspecto do timbre quanto pela durabilidade.

Vamos lá?

  1. Enferrujamento

Todo material metálico está sujeito a oscilações de umidade, enferrujamento e desgaste de pintura (quando dourada). Tudo isso pode até ocasionar danos ou como alguns saxofonistas costumam dizer: encravar a história do instrumento.

Logicamente que o excesso não é bem-vindo, para ser então preciso cuidá-lo no dia a dia, e a cada meia década talvez, se houver necessidade, em um luthier dar um banho de ácido para restaurar. Lembrando que isso é um serviço para um especialista.

2. Vazamento

O vazamento atrapalha o instrumentista, seja quem for, e a deteriorarização das chaves por queda ou ferrugem, nas estopas ressecadas e até na ligação entre as partes, são questões naturais do saxofonista. Alguns instrumentistas se adaptam e possuem consigo um kit de ferramentas para pequenos ajustes, em outros casos o melhor é recorrer a um luthier.

3. Ressecamento

O ressecamento das sapatilhas ou estopas é um processo até que natural relacionado com a durabilidade e até qualidade do material do instrumento. No entanto, o saxofone se exposto a altas temperaturas pode acelerar esse processo que atrapalha e muito a vida do instrumentista. É preciso ocasionalmente hidratar as partes mantendo equilíbrio total no apuramento do instrumento.

Caso ocorra o ressecamento será preciso trocar as sapatilhas com um luthier especializado, que saberá substituir com qualidade. Já adianto que é um processo caro.

4. Palheta

Trocar as palhetas de um saxofone é algo totalmente habitual. Não se preocupe. Tenha um bom kit de palhetas, com questões que possibilitem a variação de timbre, como o tradicional bambu ou as mais modernas de acrílico.

Então?

Valeu as dicas? Estamos aqui intensamente para isso! Se gostou compartilhe!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQuais são as principais características do Xote?
Next articleMúsica ruim não possui harmonia?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/