Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma Bateria?

Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma Bateria?

Quais os principais problemas que podem ocorrer com meu instrumento musical! Uma série do Souza Lima, assinada e criada por mim, João Marcondes, para contribuir com sua formação. 

Primeiramente, a bateria ao mesmo tempo que é um idiofone, é um membranofone, pela organologia! É um instrumento composto. Tambores de diferentes medidas e pratos. A seguir cumpriremos todos os instrumentos contemplados em nossa série de Infográficos. Conhece? Basta pesquisar seu instrumento acima!

Os problemas mais comuns são:

  • Rompimento de pele.

De quando em quando, assim como a guitarra e o violão necessitam de troca de cordas, a bateria precisará trocar as peles. São algumas opções que levam em contam a porosidade, e tensão, e que mesclam em escolha ao estilo de predileção do baterista.

Dado o uso contínuo e até mesmo intensidade as peles se roupem. Eu mesmo quando proprietário de estúdio no custeio de manutenção sempre tiveram substituição de peles como protagonistas.

  • Porosidade

As peles da bateria mesmo quando não se roupem podem perder porosidade. O que leva da mesma maneira a troca. O desgaste com as seguidas inflexões rompem o manto de ação degradando progressivamente a pele da caixa.

  • Baquetas

Indispensável para execução do instrumento, as baquetas são continuamente destroçadas. O novo baterista precisa prever o custo para aquisição desse material. As baquetas estão para o baterista assim como as cordas estão para um violonista.

  • Pedal de Bumbo 

Totalmente comum a manutenção dos pedais, troca de molas, alvo de ataque quanto a pele. É uma das partes da bateria que requerem mais manutenção.

  • Maquinário do Chimbal

Assim como o pedal de bumbo, que muito se movimenta na ação dos pés, esse maquinário costuma trazer sempre alguns problemas, e precisará atenção e manutenção preventiva.

  • Rompimento dos pratos

Principalmente em pratos modestos o rompimento é típico. Metal quebra. E são raros os casos de recuperação. Nem sempre o prato rompido pode ser restaurado. E tudo depende da intensidade e maneira em que é administrado. Quedas podem ser fatais, mas principalmente a forma em que se atinge o prato.

Síntese

Aí está por exemplo a importância do conhecimento! Quais os principais problemas que podem ocorrer com uma bateria? Agora você já sabe!

Vale estudar bateria! Gostou da publicação! Não pense muito!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é Síncopa em Música?
Next articleO que é Acento Métrico em Música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.