Quais os principais problemas que podem ocorrer com um pandeiro?

pandeiro

Quais os principais problemas que podem ocorrer com um pandeiro?

O pandeiro é um instrumento de percussão considerado misto por ao mesmo tempo conservar valores de um instrumento idiofone (platinelas) e membranofone (pele de couro).

No Brasil, o pandeiro adquiriu suma importância nas práticas musicais, atravessando gerações. Faz parte do agrupamento Regional de choro, tal qual do agrupamento Grupo de samba, com sua variação típica em pele de náilon.

Possui função de marcação, condução e clave. Mas bem, temos infográficos para descrever a este respeito (você já leu?), aqui estamos para tratar dos principais problemas que podem ocorrer com um pandeiro.

  1. Rompimento de pele

Uma pele de pandeiro de couro ou náilon, mesmo que em constante utilização, possui ampla duração. Exceto caso quedas ou perfurações, é possível ter um pandeiro por décadas sem sequer trocarmos a pele uma única vez.

Proteja seu instrumento com uma capa, no caso da pele de couro evite manter em afinação muito alta, que seu instrumento estará conservado.

Ao comprar um instrumento de pele de couro observe contra a luz a qualidade da pele. Se houver grandes espaçamentos, vãos brancos por assim dizer, prefira um outro modelo ou solicite a troca de pele.

2. Chaveamento

Por estar em contato constante a região das chaves em contato com a mão costuma enferrujar, o que inviabiliza com o tempo a afinação, higienizar o local ao fim de um dia de execução conserva e protege o instrumento da deterioração da parte justamente que concede afinação. Aplicar antiferrugem mensalmente é uma boa saída.

3. Platinelas

Derrubar um instrumento é sempre mal negócio. Como o pandeiro está em movimento, é pequeno, pode estar apoiado a outros instrumentos na troca de uma seção musical para quando o percussionista precisa se deslocar entre um timbre e outro, a queda é comum, eu mesmo presenciei em diversas oportunidades.

Assim a platinela pode ser danificada, amassada, ou até rompida, caso ocorra pode ser substituída. Como a platineta é metálica, se amassada, cuidadosamente com um alicate é possível restaurar o dano ocorrido.

Perfeito! Ajudou? Agora sabemos os problemas que podem ocorrer com um pandeiro.

Nossas publicações tem o intuito de esclarecer aos estudantes os melhores cuidados com seu instrumento. Aqui temos muito disso em nossas aulas! Gostou?

Que tal um Curso EAD de Pandeiro do Souza Lima? Conheça aqui!

Ou então um manual sobre o pandeiro? Baixe o KINDLE e conheça o material gratuitamente.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleQual o maior compositor paulistano da história da música popular?
Next articleO que significa um sustenido e um bequadro escrito juntos em uma nota?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/