Quais os principais problemas que podem ocorrer com um acordeom?

Quais os principais problemas que podem ocorrer com um acordeom?

Quais os principais problemas que podem ocorrer com meu instrumento musical! Uma série do Souza Lima, assinada e criada por mim, João Marcondes, para contribuir com sua formação. 

Primeiramente, conhece o acordeom? Se não conhece, clique aqui! Nosso BLOG possui um infográfico especial para seu entendimento!

O acordeom é um aerofone de teclas. Possui um fole que movimenta mecanicamente o ar, e através das teclas e batões, que acionam combinações de paletas metálicas, os sons podem ser emitidos.

Os problemas mais comuns são:

  • Fole

É preciso ter cuidado com o fole do instrumento. É comum avarias causadas por impacto, rasgos pequenos já interferem na execução do instrumento. Esses pequenos rasgos também podem ser causados por carunjo e cupim.

É preciso ficar atento com os sinais, pó e desejos animais, e tratar o quanto antes.

Talvez o instrumento precise até mesmo de uma estada em uma estufa para sanar seus problemas.

  • Desafinação

Ocorre pela oxidação dos pequenos orifícios e palhetas metálicas. Se mal posicionadas ou minimamente obstruídas, da mesma maneira afetam a afinação.

Apenas um profissional capacitado saberá resolver. Não desmonte seu acordeom! Já passei por isso! E não é simples como se imagina!

  • Teclas

As teclas podem sofrer o desgaste natural, se quebram até com facilidade. Evite traumas no instrumento, quedas e batidas.

As teclas podem se deslocar de seu mecanismos. De modo a ficarem inativas. Apenas uma regulagem profissional propiciará regulagem e conserto.

Os botões de troca de timbre, que canalizam o lugar de ressoar do instrumento, também requerem atenção.

  • Correia 

As correias podem se estragar pela falta de higiene. Normalmente são de couro, e precisam ser hidratadas ocasionalmente.

Toca acordeom? Você precisa de um luhier de sua confiança, são raros! Mesmo!

Aguçou sua curiosidade? Quer melhorar como instrumentista? Quais os principais problemas que podem ocorrer com um acordeom? Isso você já sabe? Que tal tocar melhor seu instrumento então? Simples:

#VemProSouzaLima

Acordeom é estudado na faculdade, curso livre e técnico!

SHARE
Previous articleQuero ser músico
Next articleQual origem da música instrumental?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.