Quais intervalos são maiores e menores?

intervalos maiores e menores

Quais intervalos são maiores e menores?

Os intervalos qualificados como maiores e menores são os intervalos de segunda, terça, sextas e sétimas – e evidentemente, como se trata de intervalos simples, todas as suas variações correspondentes compostas.

A segunda, por exemplo, é um intervalo simples que tem a nona como seu composto. Enquanto a terça corresponde a décima, a sexta corresponde a décima terceira, e a sétima corresponde, por sua vez, a décima quarta.

A décima quarta como terminologia é a que se usa menos.

Os intervalos são maiores e menores por serem parte afastada da série harmônica de um som. As primeiras proporções que se percebe são justamente a repetição da nota, oitava acima, uma quinta justa dela, uma nova repetição de fundamental, uma décima quinta – que forma uma quarta perante a quinta, tudo justo, e a seguir surgem proporções maiores e menores.

Intervalos de primeira, quarta, quinta e oitava nunca serão maiores ou menores, porque são parte do grupo que se observam justos.

Assim apenas segundas, terças, sextas e sétimas, nonas e décimas, décimas terceiras e décimas quartas, se avaliam como maiores e menores.

Vamos juntos!

SHARE
Previous articleMúsica popular possui forma?
Next articleQual o campo harmônico de dó maior?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/