Quais gêneros musicais possuem mais improvisação?

Quais gêneros musicais possuem mais improvisação?

Quais gêneros musicais possuem mais improvisação?

Mais uma questão de leitor que vamos esclarecer aqui em nosso BLOG! Afinal quais gêneros musicais possuem mais improvisação?

De prima o jazz em suas variadas vertentes! Desde os primórdios do jazz, no tempo das Brass Band e Dixieland, o gênero possui altíssimo grau de improvisação. Tanto para acompanhamento quanto para desenvolvimento melódico.

Estabelecemos assim um ponto: improvisador ou o ato de improvisar está tanto para a melodia quando para tudo que cerca o desenvolvimento da música.

O contrabaixista no jazz está improvisando uma linha de walking-bass. O baterista, interagindo com a melodia do improvisador e a linha de contrabaixo, também está improvisando. Quando são diversos instrumentos de sopro tocando ao mesmo tempo, estão ali criando situações de improvisação.

O acompanhamento como um plano de improvisação então é um fenômeno da música popular que pode ser transposto para qualquer gênero ou estilo.

Assim o samba-jazz, a bossa-nova e o choro possuem graus de improvisação. Que em alguns momentos está no protagonista e em outros em uma segunda camada como contraposição. Fenômeno este do violão de sete cordas, por exemplo, que cria linhas em tempo real para contrapor a melodia dos cantores quando em um samba ou de um solista como no choro.

Alguns gêneros como o rock, por exemplo, passaram a ter tantas situações previstas que perderam o vínculo direto com a improvisação. Cada parte é especialmente padronizada, quase como uma obra de música erudita. Veja só!

Assunto para outra publicação, embora até mesmo na entrevista que realizei com o Kiko Loureiro aqui para o BLOG, ele passou outro ponto de vista, que com o que está no parágrafo anterior como meu pensamento, comprova, discordamos!

É um prazer falar com o leitor! Envie suas dúvidas! E até breve! Aprecie cada publicação, curta e compartilhe! O Souza Lima está em todo lugar!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleDica #22 Improvisação
Next articleQuem são os maiores improvisadores da música brasileira?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.