Quais as principais características do Samba?

O samba é um gênero legitimamente brasileiro, confluência de uma rítmica africana, da marcha europeia, da melodia e expressividade africana com a característica harmônica europeia.

Típico do estado da Bahia, a seguir Rio de Janeiro e São Paulo.

É um gênero atrelado a dança, contudo há o samba para apenas ouvir! E já retire do pensamento, samba não é carnaval. Samba é algo que faz parte do carnaval, mas que ocorre o ano inteiro no Brasil, em diversas manifestações e cidades brasileiras. Hoje está espalhado geograficamente.

CARACTERÍSTICAS

Característica I

O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, é um gênero binário.

Característica II

Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô. Ou uma versão pós 1970 com bateria, contrabaixo elétrico, teclado, banjo, repique de mão, tamtam, rebolo, pandeiro de náilon.

A priori a instrumentação fonográfica se relacionava com o Regional de Choro, com apenas o pandeiro como percussão. Com os avanços do mercado fonográfico, e a tecnologia envolta nesse processo, a instrumentação das gravações passam a condizer com o que se produzia no ambiente cotidiano dos centros urbanos.

Característica III

Possui o elemento da marcação normalmente no grave – o surdo, o contrabaixo, o violão de sete cordas ou tamtam. A condução em frequência aguda – chocalhos, platinelas do pandeiro, repique de mão.

Característica IV

Harmonia normalmente composta por tríades, e tétrades apenas com estrutura dominante – tríade maior com sétima menor.

Na década de 1980 o samba modernizou-se como Pagode, entre harmonias mais sinuosas, repletas de tétrades, e estruturas altas de um acorde – as extensões.

Característica V

A estrutura composicional normalmente possui duas partes. Uma exposição e uma contraposição. Embora há o samba-enredo de estrutura ampla que chega a seis sessões diferentes, herança do samba-exaltação, de Ary Barroso, amplo, de estrutura com diversos contrastes.

Característica VI

Possui um grau médio de improvisação, das frases do violão de sete cordas, aos versos criados pelos artistas do gênero – quando cantam a vertente do partido alto.

Característica VII

O samba possui diversas vertentes, pequenas variantes que conotam até estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, bossa-nova.

Gostou dessa publicação? Siga nosso blog, youtube, twitter, e tudo mais que o Souza Lima oferece!

SHARE
Previous articlePor que preciso estudar teoria musical?
Next articleQuanto tempo leva para aprender a tocar um instrumento musical?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.