Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?

Quais as principais cantoras brasileiras de todos os tempos?

Para conhecer a música brasileira em profundidade, é impossível ignorar os cantores e cantoras brasileiras.

O atraso de cerca de quinze anos para o surgimento dos primeiros nomes femininos da indústria fonográfica  justifica-se pelo preconceito e machismo.

Há, por exemplo, um famoso radialista brasileiro ainda vivo, que proibiu sua esposa de permanecer na carreira artística. Um tosco que dias atrás zombou da PANDEMIA. Dos piores tipos de ser-humano que tem por aí.

Primeiro Nome da Indústria Fonográfica

O primeiro nome feminino no mercado fonográfico brasileiro é o de Chiquinha Gonzaga, uma pianista e compositora devastadora e fundamental. Mas ela não é uma das cantoras do Brasil.

A primeira cantora de música brasileira foi Aracy Cortes. Que cantava ainda com voz lírica, veja só.

https://youtu.be/XtT0ZjCFEw0

Em seguida, Carmem Miranda, como a primeira referência internacional da música popular brasileira. Elisa Coelho e Aurora Miranda fazem parte dessa primeira geração, que abre asas para Aracy de Almeida, provavelmente a primeira intérprete brasileira a viajar por vários gêneros e estilos, e permanecer intocável por décadas.

Aracy de Almeida é tida como a principal intérprete brasileira  da era da rádio. E que infelizmente esteve nos programas de auditório de Silvio Santos, e ficou conhecida na década de 1980 de uma maneira depreciativa.

https://youtu.be/nsPLt-G4Jrk

Dircinha Batista, Odete Amaral, Cynara Ríos, Isaura García, Emilinha Borba e Ademilde Fonseca seguiram os passos de Aracy cantando particularmente gêneros e ritmos urbanos.

Uma das primeiras cantoras a trazer a música nordestina em foco foi a conhecida como rainha do baião: Carmélia Alves.

https://youtu.be/f8OMfDhx9nE

Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso, Maysa, Nara Leão e Sylvia Telles representaram o samba-canção, a bossa nova, o samba e o morro (favelas).

https://youtu.be/0MfGMIJqyYk

Embora Elizeth tenha feito a primeira gravação de bossa-nova, sua obra mais significativa é de estilo popular com gêneros e vertentes de samba.

O canto feminino da composição popular brasileira elevou a nossa múica a outro nível ao longo da história da música.

Geração dos FESTIVAIS

Para uma geração de festivais que inclui Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Rita Lee, Alcione e depois Nana Caymmi. Elba Ramalho, Clara Nunes, Leila Pinheiro e Zizi Possi fecham o imortal panteão da música brasileira. Cada um com sua importância. Desfrutar!

https://youtu.be/nxTUla_ehJ8

https://youtu.be/drGewMyo00A

https://youtu.be/sb85PsJwgJw

Essa publicação tem a vontade de orientar sua audição. Muito há depois, mas com o que temos aqui se consolida um panorama importante da voz feminina brasileira.

SHARE
Previous articleQuais são os principais grupos vocais brasileiros?
Next articleComo estudar musica brasileira? 
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/