Produzir música é só girar botão?

Produzir música é só girar botão?

Produzir música é só girar botão?

Produzir música é muito mais que girar botão. Diversos cursos se denominam programas de produção musical, e que são na realidade cursos de um determinado programa, normalmente pra aprender uma daw.

Daw é um software ou programa que permite gravar, editar, mixar, compor música, com elementos digitais e reais, para um possível fonograma.

No curso Técnico de Processos Fonográficos – Produção Musical, do Conservatório e Faculdade Souza Lima, estudamos a vivência real de um produtor musical.

Aprendemos diversos softwares, é verdade, mas aprendemos sobre legislação, sobre processos criativos, sobre estágios de uma produção, sobre arregimentação, sobre composição de música e letra, sobre organologia, sobre arranjo e instrumentação, e até trilha sonora.

Esses elementos reunidos orbitam o trabalho de um produtor musical diariamente. Produzir música não é só girar botão.

Para cursos de ocasião, despreocupados em levar o estudante para o mercado de trabalho, ensinar uma daw e meia dúzia de plug-ins parece o bastante. Essa preocupação de preparar ao mercado de trabalho deveria estar até mesmo na visão pedagógica dos cursos universitários de produção musical.

Produzir música é criar, vivenciar, rentabilizar, financiar, elencar, escolher; e para tudo isso precisamos de uma formação completa, histórica e atual. Pense nisso!

SHARE
Previous articleQual pergunta os músicos mais respondem na vida?
Next articleO que é uma daw para produção musical?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/