Pós-graduação Lato Sensu em música?

pos graduacao lato sensu

O estudante que pretende se especializar na área musical ao fim do programa de graduação pode optar por uma pós-graduação Lato Sensu em música. O programa recebe habitualmente diplomados do bacharelado ou da licenciatura em música, mas pode haver exceções.

Segundo o MEC o Lato Sensu compreende programas de especialização que incluem o MBA. Possuem duração mínima de 360 horas. E são abertos a candidatos diplomados de qualquer área do conhecimento desde que cumpram os requisitos do programa. O estudante que concluir o programa receberá certificado, não diploma.

O termo do latim Lato Sensu significa amplo conhecimento.

Os programas possuem duração mínima de um semestre e máxima de quatro semestres, desde que cumprindo a carga horária estabelecida ao perfil do programa.

Posso fazer uma especialização em apenas um semestre?

Sim, há especializações lato sensu regulares em música, que cumprem as exigências de carga horária do MEC, realizadas em um semestre.

Como escolher uma pós-graduação Lato Sensu?

Entre as opções de programa procure algo que ofereça o enfoque profissional que deseja atribuir a sua carreira. Ou de forma a complementa-la. Ou de forma a abrir novo objeto de pesquisa e dedicação. Há especializações desse perfil na área de educação musical, de composição, de trilha sonora, e até mesmo de empreendedorismo.

Por ser um curso de duração relativamente curta, um programa lato sensu que direcione o conhecimento pode ser ideal, aquele que cumpre uma demanda clara e objetiva.

Um curso de pós-graduação Lato Sensu de viés panorâmico pode ser uma opção para o estudante que procura visualizar uma nova área de atuação. Esse curso pode não atender demandas específicas na formação, mas introduz um amplo conhecimento sobre uma grande área desconhecida. Algo que o estudante poderá pinçar e especificar a seguir onde atuar, ou se aprofundar.

Imagine-se de outra área. Por exemplo: publicitário. A música fez parte pontualmente da sua formação na graduação, mas você possui experiência com a música de maneira livre. Toca um instrumento. Estudou teoria na adolescência. Um programa abrangente e panorâmico sintetiza o que se estuda em música habitualmente. 

Vale observar as variações, conteúdo programático, dialogar com alunos que realizaram o programa, solicitar atendimento da coordenação pedagógica – que é bastante comum para essa modalidade.

Recorra a instituições confiáveis que potencializam o certificado que obterá.

Para finalizar, há programas EAD (educação a distância) recomendáveis, e que atendem a demanda de uma agenda muito apertada. Mas não oferece a mesma experiência.

Vamos em frente! O estudo da música é fundamental.

No Souza Lima há dois programas de pós-graduação. Você conhece? Leia mais aqui!

Artigo publicado em 14 de dezembro de 2017, e atualizado e ampliado em 1 de dezembro de 2019.

SHARE
Previous articleCurso Técnico em Música
Next articleAs Características da Flauta Transversal
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.