Por que preciso estudar teoria musical?

Primeiramente entenda que é preciso estudar linguagem e estruturação musical – que compõe diretamente o que conhecemos como teoria musical. Não se assuste com nomenclaturas mal empregadas.

O termo teoria afasta o estudante! Parece de cara algo enfadonho, chato, e o pior: distante da prática! Na realidade se algo te levou a pensar isso, se a abordagem te levou a afirmar isso, ela está completamente equivocada.

Eu tive meu primeiro contato com a teoria musical por uma maneira muitíssimo congelada. Conteúdo atrás de conteúdo, e nenhuma analogia com a prática musical que era de fato objeto de desejo!

Estudar teoria não é formar teóricos! Teoria é para elucidar os percursos e caminhos da prática musical! Otimizando os acertos!

Linguagem

Primeiro quanto a linguagem musical! Como se comunicar perante seu instrumento? Como se comunicar com outras estudantes de música? Outras pessoas que também tocam! Ao utilizar os termos corretos da linguagem musical aperfeiçoamos o contato com a música, e dela tiramos ainda mais proveito!

As questões da estruturação estão envoltas a capacidade cognitiva de registrar sons em uma partitura, e decodificar os símbolos em música ao ler uma partitura.

Como é saber falar, mas não saber ler tampouco escrever? Sabemos em um país como o nosso, onde os índices de analfabetismo são elevados, que não dominar a tradição escrita limita muitíssimo a capacidade de comunicação. Em música não é diferente.

Quanto mais recursos da “teoria” você dominar, com mais pessoas poderá se comunicar musicalmente.

Vale a pena? Sim, vale! O que não vale é desanimar de algo tão proveitoso por ter entendido em uma aula, ou na experiência de alguém, que teoria musical é algo chato e inútil! Um professor errado pode ter lhe dado essa impressão.

Como na vida estudantil temos aqueles professores que nos trazem para o conteúdo de maneira leve, na música também temos. Basta procurar a abordagem que melhor lhe atende!

Bem-vindo ao BLOG Souza Lima! 2019 está aberto com esta publicação! Aproveite!

SHARE
Previous articleBLOG encerramento 2018
Next articleQuais as principais características do Samba?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.