Por que preciso estudar com metrônomo?

metronomo

Por que preciso estudar com metrônomo?

Olá! Meu nome é João Marcondes, e mais uma vez vou instruir vocês no estudo da música, um assunto magnífico! 

Aqui aproveito para iniciar com a afirmação: Em algum momento da sua vida musical você precisará estudar com metrônomo! Não tem como fugir! O metrônomo é seu amigo!

O metrônomo foi criado no século XIX com funções relacionadas a prática composicional. Sugerido e encomendado por Ludwig V. Beethoven, o aparelho veio para corrigir a (bela!) imprecisão concebida pela comunicação a partir de termos de andamento.

Sabe? Andante, Allegro, Presto, entre outros…

Beethoven exausto de ouvir suas composições em andamentos tão variados pediu ao relojoeiro holandê Dietrich Nikolaus Winkel que produzisse um aparelho para medir precisamente o pulso constante.

A partir daí o metrônomo tornou-se parte integrada da simbologia da partitura com o termo BPM, e até mesmo a unidade de compasso comparada a quantos pulsos devem ocorrer no período de sessenta segundos.

Semínima igual a cento e sessenta. Mínima igual a cinquenta e cinco.

Feito!

Mas bem, por que preciso estudar com metrônomo?

1| Você precisa estudar devagar. E que seja progressivo até chegar ao andamento ideal ou o que foi proposto na composição. O metrônomo contribui intensamente nisso dada a precisão.

2| Algumas pessoas pela ansiedade tem a tendência de correr, outras pela desconcentração de atrasar o sentido de pulsação. Claro, que tem estilos que precisam dessa variação, mas fica para outro tópico. O metrônomo vai contribuir para que você desenvolva regularidade em sua pulsação orgânica.

3| Se você quer ser músico profissional tocar bem a partir do metrônomo é parte constante dos processos fonográficos. Você vai gravar com metrônomo variado, e precisará se sair bem dessa!

4| Alguns estilos pedem que toquemos cravado no metrônomo, outros sutilmente a frente do metrônomo (a frente do tempo falamos), e ainda outros atrás do metrônomo. Veja só?

Sua progressão com metrônomo é constante!

Depois falamos de como estudar com metrônomo! Deixa estar! Compreendeu porque é preciso ter o metrônomo como teu amigo? Compre um aparelho ou baixe um aplicativo!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articlePor que parece que conhecemos uma música que nunca escutamos?
Next articleExiste especialização para quem é formado técnico em música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/