Para ser um bom instrumentista preciso me formar bacharel em Música?

Para ser um bom instrumentista preciso me formar bacharel em Música?

Não! Para ser um bom instrumentista você precisa se conscientizar de que demandará horas e horas de estudo regrado e dosado. O não principalmente ao instrumentista de prática e música erudita.

A música erudita depende menos de conexões profissionais e mais de habilidade e desenvoltura ao instrumento.

E é fato que a faculdade, seja bacharelado ou licenciatura, toma um tempo precioso entre estada e dedicação externa – atividades, provas, lições e até estágios.

Mas e o diploma?

Muitos instrumentistas de orquestra não possuem graduação. Assim? Não possuem diploma.

Esses são aqueles que possuem “apenas” milhares de horas de estudo específico, muito bem orientados, evidentemente, por um músico, veterano e dotado do que se almeja atingir – esteticamente e tecnicamente.

A música popular depende muito mais de conexões profissionais. É preciso ser bem relacionado e a faculdade será o ambiente ideal.

Para então é possível desenvolver-se como instrumentista ao mesmo passo de conquistar o almejado diploma.

Lembre de programar sua carreira. O diploma pode ser útil em dado momento. Basta então orientar-se o máximo possível e fazer dali as escolhas que conduzirão ao objetivo final. Isso é fundamental!

Gostou do artigo? Compartilhe!

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleUm maestro precisa tocar todos os instrumentos?
Next articleO que é ordem dos sustenidos?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.