Para compor músicas, eu preciso tocar um instrumento?

Para compor músicas, eu preciso tocar um instrumento?

Não. Para compor suas músicas você precisa ter ferramentas para estabelecer o processo composicional. Estamos falando aqui da composição popular de letra e música.

Eu criei há alguns anos atrás o curso livre aqui do Conservatório e Faculdade Souza Lima, chamado Composição: Letra e Música. Já se vão mais de uma dezena de turmas, e o marco que temos é o desenvolver justamente os elementos que estabelecem a atividade do compositor.

Vamos cravar que compositor em música popular é tanto aquele que tem a habilidade de conectar texto em música, musicalizando, ou colocando letra em uma melodia, quanto aquele que compõe exclusivamente melodia.

Não, para compor música você não precisa tocar um instrumento.

Em nosso curso começamos estudando os paradigmas da letra. Como compor de fato uma letra de música? Quais os elementos que podem ser conquistados para que não esperemos o que o senso comum denomina inspiração?

Cada tópico do programa acrescenta um ponto de vista! Como criar e justificar um texto. Tema. Estratégias para tal.

E não esses cursinhos que tem por aí onde o professor induz o aluno a compor por ciclos harmônicos. A harmonia está na percepção de uma terceira camada cujo um leigo sequer nota. A composição estabelecida perante texto e melodia, o que é perfeito.

No programa que desenvolvi justamente o estudante vai estar em foco não como um leigo. Qualquer pessoa com a percepção auditiva intacta possui informações musicais. Percebe? Eu como educador musical não trato o aluno como iniciante, desenvolvo o aluno a partir da sua compreensão e repertório.

Qualquer um pode compor, mesmo que jamais venha a tocar um instrumento. Conheça, link a seguir.

Curso Composição Letra e Música

SHARE
Previous articleComo descrever a felicidade como profissional da música?
Next articleAvoid note? Existe isso?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/