O que se estuda em cursos de produção musical?

O que se estuda em cursos de produção musical?

O que se estuda em cursos de produção musical?

Quase que a totalidade dos cursos disponíveis no mercado sugerem que produção musical é aprender a mexer em um ou dois programas – que chamamos de daw.

Ledo engano evidentemente, antecipadamente produção musical é bem mais do que aprender a girar botão. Mesmo que esse botão seja digital.

Produzir música é algo primeiramente conceitual. Enxergar com os ouvidos, ou ouvir com os olhos! Veja só! Viva a poesia!

Um produtor musical desenvolve muitas atividades. Nas pesquisas e consultas que realizei ao escrever o programa TÉCNICO EM PROCESSOS FONOGRÁFICOS – PRODUÇÃO MUSICAL do Souza Lima – Conservatório e Faculdade, identifiquei dez faces do produtor musical.

Sim, eu criei um curso.

Saiba mais aqui!

Através desse conhecimento o curso foi estruturado, apresentando disciplinas que partem da questão legal de documentação, legislação, direitos autorais e conexos, até a criação – onde desenvolvemos o trabalho da produção orientando um músico arranjador ou até sendo o arranjador.

E evidentemente girar os botões ao produzir, gravar, mixar, masterizar, compreender as dinâmicas desse processo para orientar ou mesmo fazendo. E ainda coordenar o som aovivo – sonorização.

O produtor pode criar compondo trilhas, arranjos, e muito mais – o que mostra que um curso sério de produção musical objetiva desenvolver faces múltiplas.

Se o curso de produção musical que está fazendo não trabalha tudo isso, esquece.

SHARE
Previous articleDe onde é o choro ou chorinho?
Next articleFérias do BLOG
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/