O que são Tétrades?

joão marcondes

São conjuntos de notas executados de forma harmônica, oriundos de uma estrutura escalar, que possui fundamental, terça, quinta e sétima.

A tétrade refere-se a uma estrutura com terças sobrepostas, assim como a tríade. Neste caso, uma terça a mais sobreposta.

Então a tétrade é uma tríade composta com uma sétima.

Uma tríade pode ser maior, menor, aumentada ou diminuta. Cada escala possui especificidade quanto sua composição. Observando as escalas, cada tríade pode receber até duas espécies de sétima compondo tétrades.

Observando as tétrades separadamente chegamos a possibilidade de oitenta e sete conjuntos, a partir da sobreposição de terças.

As doze tríades maiores, recebem duas espécies de sétima, para estabelecer tétrades. Ou sétima maior ou sétima menor.

Dó, mi, sol e si, dó maior com sétima maior.

Dó, mi, sol e si bemol, dó maior com sétima menor.

Ré bemol, fá, lá bemol e dó – ré bemol maior com sétima maior.

Ré bemol, fá, lá bemol e dó bemol – ré bemol maior com sétima menor.

Ré, fá sustenido, lá e dó sustenido – ré maior com sétima maior.

Ré, fá sustenido, lá e dó – ré maior com sétima menor.

Mi bemol, sol, si bemol e ré – mi bemol maior com sétima maior.

Mi bemol, sol, si bemol e ré bemol – mi bemol maior com sétima menor.

Mi, sol sustenido, si e ré sustenido – mi maior com sétima maior.

Mi, sol sustenido, si e ré – mi maior com sétima menor.

Fá, lá, dó e mi – fá maior com sétima maior.

Fá, lá, dó e mi bemol – fá maior com sétima menor.

Fá sustenido, lá sustenido, dó sustenido e mi sustenido – fá sustenido maior com sétima maior.

Fá sustenido, lá sustenido, dó sustenido e mi – fá sustenido maior com sétima menor.

Sol, si, ré e fá sustenido – sol maior com sétima maior.

Sol, si, ré e fá – sol maior com sétima menor.

Lá bemol, dó, mi bemol e sol – lá bemol maior com sétima maior.

Lá bemol, dó, mi bemol e sol bemol – lá bemol maior com sétima menor.

Lá, dó sustenido, mi e sol sustenido – lá maior com sétima maior.

Lá, dó sustenido, mi e sol – lá maior com sétima menor.

Si bemol, ré, fá e lá – si bemol maior com sétima maior.

Si bemol, ré, fá e lá bemol – si bemol maior com sétima menor.

Si, ré sustenido, fá sustenido e lá sustenido – si maior com sétima maior.

Si, ré sustenido, fá sustenido e lá – si maior com sétima menor.

*algumas estruturas podem ser apresentadas de forma enarmônica. O que não altera a composição de alturas.

As doze tríades menores, recebem duas espécies de sétima, para estabelecer suas tétrades. Ou sétima maior ou sétima menor.

Dó, mi bemol, sol e si, dó menor com sétima maior.

Dó, mi bemol, sol e si bemol, dó menor com sétima menor.

Ré bemol, fá bemol, lá bemol e dó – ré bemol menor com sétima maior.

Ré bemol, fá bemol, lá bemol e dó bemol – ré bemol menor com sétima menor.

Ré, fá, lá e dó sustenido – ré menor com sétima maior.

Ré, fá, lá e dó – ré menor com sétima menor.

Mi bemol, sol bemol, si bemol e ré – mi bemol menor com sétima maior.

Mi bemol, sol bemol, si bemol e ré bemol – mi bemol menor com sétima menor.

Mi, sol, si e ré sustenido – mi menor com sétima maior.

Mi, sol, si e ré – mi menor com sétima menor.

Fá, lá bemol, dó e mi – fá menor com sétima maior.

Fá, lá bemol, dó e mi bemol – fá menor com sétima menor.

Fá sustenido, lá, dó sustenido e mi sustenido – fá sustenido menor com sétima maior.

Fá sustenido, lá, dó sustenido e mi – fá sustenido menor com sétima menor.

Sol, si bemol, ré e fá sustenido – sol menor com sétima maior.

Sol, si bemol, ré e fá – sol menor com sétima menor.

Lá bemol, dó bemol, mi bemol e sol – lá bemol menor com sétima maior.

Lá bemol, dó bemol, mi bemol e sol bemol – lá bemol menor com sétima menor.

Lá, dó, mi e sol sustenido – lá menor com sétima maior.

Lá, dó, mi e sol – lá menor com sétima menor.

Si bemol, ré bemol, fá e lá – si bemol menor com sétima maior.

Si bemol, ré bemol, fá e lá bemol – si bemol menor com sétima menor.

Si, ré, fá sustenido e lá sustenido, si menor com sétima maior.

Si, ré, fá sustenido e lá, si menor com sétima menor.

Vinte e quatro tétrades aumentadas? São apenas quatro conjuntos de tríades, como vimos na publicação específica, a primeira construção simétrica da harmonia no estudo das tríades.

Ocorre que quando se estabelecem as sétimas os conjuntos passam a divergir. Uma tríade aumentada pode receber sétima menor ou sétima maior. Serão alturas diferentes representando cada sétima.

Observe:

Dó mi e sol sustenido; mi sol sustenido e si sustenido; ou lá bemol dó e mi. Possui sétimas diferentes, embora seja o mesmo conjunto.

Dó, mi e sol sustenido, a sétima maior será si.

Mi, sol sustenido e si sustenido, a sétima maior será ré sustenido.

Lá bemol, dó e mi, a sétima maior será sol.

Assim são 24 conjuntos diferentes de tétrades aumentadas, embora tenhamos apenas quatro conjuntos de tríades aumentadas (dó mi sol sustenido; ré bemol fá e lá; ré fá sustenido e lá; mi bemol sol e si).

Dó, mi, sol sustenido e si, dó aumentado com sétima maior.

Dó, mi, sol sustenido e si bemol, dó aumentado com sétima menor.

Ré bemol, fá, lá e dó – ré bemol aumentado com sétima maior.

Ré bemol, fá, lá e dó bemol – ré bemol aumentado com sétima menor.

Ré, fá sustenido, lá sustenido e dó sustenido – ré aumentado com sétima maior.

Ré, fá sustenido, lá sustenido e dó – ré aumentado com sétima menor.

Mi bemol, sol, si e ré – mi bemol aumentado com sétima maior.

Mi bemol, sol, si e ré bemol – mi bemol aumentado com sétima menor.

Mi, sol sustenido, si sustenido e ré sustenido – mi aumentado com sétima maior.

Mi, sol sustenido, si sustenido e ré – mi aumentado com sétima menor.

Fá, lá, dó sustenido e mi – fá aumentado com sétima maior.

Fá, lá, dó sustenido e mi bemol – fá aumentado com sétima menor.

Fá sustenido, lá sustenido, dó dobrado sustenido e mi sustenido – fá sustenido aumentado com sétima maior.

Fá sustenido, lá sustenido, dó dobrado sustenido e mi – fá sustenido aumentado com sétima menor.

Sol, si, ré sustenido e fá sustenido – sol aumentado com sétima maior.

Sol, si, ré sustenido e fá – sol aumentado com sétima menor.

Lá bemol, dó, mi e sol – lá bemol aumentado com sétima maior.

Lá bemol, dó, mi e sol bemol – lá bemol aumentado com sétima menor.

Lá, dó sustenido, mi sustenido e sol sustenido – lá aumentado com sétima maior.

Lá, dó sustenido, mi sustenido e sol – lá aumentado com sétima menor.

Si bemol, ré, fá sustenido e lá – si bemol aumentado com sétima maior.

Si bemol, ré, fá sustenido e lá bemol – si bemol aumentado com sétima menor.

Si, ré sustenido, fá dobrado sustenido e lá sustenido – si aumentado com sétima maior.

Si, ré sustenido, fá dobrado sustenido e lá – si aumentado com sétima menor.

As doze tríades diminutas, recebem duas espécies de sétima, para estabelecer suas tétrades. Ou sétima menor ou sétima diminuta.

Na composição da tríade diminuta com a sétima menor haverá doze conjuntos diferentes. Na composição da tríade diminuta com a sétima diminuta se atinge simetria, para tal serão apenas três conjuntos diferentes.

Observe as tríades diminutas compostas com sétima menor:

Dó, mi bemol, sol bemol e si bemol, dó diminuto com sétima menor ou dó meio diminuto.

Ré bemol, fá bemol, lá dobrado bemol e dó bemol – ré bemol diminuto com sétima menor ou ré bemol meio diminuto.

Ré, fá, lá bemol e dó – ré diminuto com sétima menor ou ré meio diminuto.

Mi bemol, sol bemol, si dobrado bemol e ré bemol – mi bemol diminuto com sétima maior ou mi bemol meio diminuto.

Mi, sol, si bemol e ré – mi diminuto com sétima menor ou mi meio diminuto.

Fá, lá bemol, dó bemol e mi bemol – fá diminuto com sétima menor ou fá meio diminuto.

Fá sustenido, lá, dó e mi – fá sustenido diminuto com sétima menor ou fá sustenido meio diminuto.

Sol, si bemol, ré bemol e fá – sol diminuto com sétima menor ou sol meio diminuto.

Lá bemol, dó bemol, mi dobrado bemol e sol bemol – lá bemol diminuto com sétima menor ou lá bemol meio diminuto.

Lá, dó, mi bemol e sol – lá diminuto com sétima menor ou lá meio diminuto.

Si bemol, ré bemol, fá bemol e lá bemol – si bemol diminuto com sétima menor ou si bemol meio diminuto.

Si, ré, fá e lá, si diminuto com sétima menor ou si meio diminuto.

Observe as tríades diminutas compostas com sétima diminuta, e que os conjuntos de alturas se repetem. Visualiza a partir de enarmonia. Cada conjunto representa 4 estruturas, ou seja toda altura ao mesmo tempo é fundamental, terça, quinta, e sétima, dada a simetria.

Dó, mi bemol, sol bemol e si dobrado bemol, dó diminuto com sétima diminuta

Ré bemol, fá bemol, lá dobrado bemol e dó dobrado bemol – ré bemol diminuto com sétima diminuta.

Ré, fá, lá bemol e dó bemol – ré diminuto com sétima diminuta.

Mi bemol, sol bemol, si dobrado bemol e ré dobrado bemol – mi bemol diminuto com sétima diminuta.

Mi, sol, si bemol e ré bemol – mi diminuto com sétima diminuta.

Fá, lá bemol, dó bemol e mi dobrado bemol – fá diminuto com sétima diminuta.

Fá sustenido, lá, dó e mi bemol – fá sustenido diminuto com sétima diminuta.

Sol, si bemol, ré bemol e fá bemol – sol diminuto com sétima diminuta.

Lá bemol, dó bemol, mi dobrado bemol e sol dobrado bemol – lá bemol diminuto com sétima diminuta.

Lá, dó, mi bemol e sol bemol – lá diminuto com sétima diminuta.

Si bemol, ré bemol, fá bemol e lá dobrado bemol – si bemol diminuto com sétima diminuta.

Si, ré, fá e lá bemol, si diminuto com sétima diminuta.

Conclusão

Dessa forma, podemos entender como doze tétrades diminutas, que usufruem de três conjuntos. Ou compreender que são três tétrades diminutas equalizadas.

Totalizando doze conjuntos, tétrades – maior com sétima maior; doze tétrades – maior com sétima menor; doze tétrades – menor com sétima maior; doze tétrades – menor com sétima menor; doze tétrades – aumentada com sétima maior; doze tétrades – aumenta com sétima menor; doze tétrades – diminuta com sétima menor; três conjuntos, tétrade – diminuta com sétima diminuta.

São 87 conjuntos de tétrades.

Para uma avaliação pré-vestibular devemos considerar doze conjuntos com estrutura suspensa. Oriundo de um fator diferente da sobreposição de terças.

Fundamental, quarta justa, quinta justa e sétima menor.

Suspenso por evitar a composição do trítono (intervalo de três tons, composto pela sensível ascendente, e pela sensível descendente) presente em uma estrutura de tríade maior com sétima menor – sol si ré fá, o trítono está entre si e fá. De maneira que o acorde sol suspenso com sétima menor terá sol ré e fá.

Dó, fá, sol e si bemol, dó suspenso com sétima menor.

Ré bemol, sol bemol, lá suspenso e dó bemol – ré bemol maior com sétima menor.

Ré, sol, lá e dó – ré suspenso com sétima menor.

Mi bemol, lá bemol, si bemol e ré bemol – mi bemol suspenso com sétima menor.

Mi, lá, si e ré – mi suspenso com sétima menor.

Fá, si bemol, dó e mi bemol – fá suspenso com sétima menor.

Fá sustenido, si, dó sustenido e mi – fá suspenso maior com sétima menor.

Sol, dó, ré e fá – sol suspenso com sétima menor.

Lá bemol, ré bemol, mi bemol e sol bemol – lá bemol suspenso com sétima menor.

Lá, ré, mi e sol – lá suspenso com sétima menor.

Si bemol, mi bemol, fá e lá bemol – si bemol suspenso com sétima menor.

Si, mi, fá sustenido e lá – si suspenso com sétima menor.

 Por hoje é só! Aproveite!

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.