O que são inversões de acorde?

inversões

O que são inversões de acorde?

Acorde é um conjunto de notas, apresentado de maneira harmônica, ou que mesmo a seguir de uma execução melódica, ressoe associando-se.

Assim: Uma inversão de acorde ocorre quando  por algum motivo estético, o acorde deixa de ter a fundamental como som mais grave.

Por exemplo: o termo dó maior representa o conjunto de notas, tríade, dó | mi | sol.

Se a nota dó está apresentada como nota mais grave considera-se posição fundamental da tríade.

Se a nota mi, terça do acorde está apresentada como nota mais grave, considera-se primeira inversão da tríade.

Se a nota sol, quinta do acorde está apresentada como nota mais grave, considera-se segunda inversão da tríade.

Por exemplo: o termo dó maior com sétima maior representa o conjunto de notas, tétrade, dó | mi | sol | si.

Se a nota dó está apresentada como nota mais grave considera-se posição fundamental da tétrade.

Se a nota mi, terça do acorde está apresentada como nota mais grave, considera-se primeira inversão da tétrade.

Se a nota sol, quinta do acorde está apresentada como nota mais grave, considera-se segunda inversão da tétrade.

Se a nota si, sétima do acorde está apresentada como nota mais grave, considera-se terceira inversão da tétrade.

Observações:

1| É comum que se confunda o conceito de inversão enumerando a posição fundamental como partícipe. Posição fundamental não é uma inversão. Observe que uma tríade pode se estabelecer em duas inversões, e na posição fundamental; e que uma tétrade pode se estabelecer em três inversões, e na posição fundamental.

2| Uma inversão é representada em cifras com uma barra transversal, pautando no baixo a nota do conjunto mais grave que está sendo tocada, ou que deverá ser tocada.

3| A teoria do baixo cifrado representa as inversões com composições numéricas, que determinam o som apresentado como o mais grave sem propor distribuição.

4| A inversão de um acorde tem invariavelmente o conjunto como fonte. Ou seja, não há acorde invertido com uma nota que não faça parte da estrutura da tríade ou tétrade. Se está pautado assim trata-se de uma abreviação ou erro, não de uma inversão.

Gostou da publicação?

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é uma nota característica de um modo?
Next articleÉ possível viver de música no Brasil?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.