O que são funções de acorde?

funções

O que são funções de acorde?

Primeiramente vamos definir o espaço que vamos ocupar. Esse espaço que me refiro é o espaço da harmonia popular, que erroneamente é chamada de harmonia funcional. Trata-se de situações, organizações e pontos de observação musicais distintas.

Nessa publicação trataremos exclusivamente das funções de acorde para harmonia popular, algo por exemplo, que pode ser cobrado nos vestibulares da UNICAMP e Faculdade Souza Lima.

Harmonia Funcional na dinâmica original se cobra como opção apenas no vestibular da USP, que permite a utilização dos valores da Harmonia Tradicional, com os processos de cifragem em sua avaliação.

Funções na Harmonia Popular

Neste caso então as funções qualificam e separam em grupos os acordes produzidos ou não em uma tonalidade.

Para harmonia popular possuímos três funções harmônicas para os acordes oriundos da escala maior, ou seja, produzidos a partir das notas de uma escala maior.

I IIm IIIm IV V Vim VIIdim (tétrades)

I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 Vsus7 Vim7 VIIØ (tríades)

Os livros de Harmonia Popular tratam os acordes em três grupos de funções, baseado em graus, e independentemente de serem tríades ou tétrades. Independentemente também de estarem em posição fundamental ou invertidos.

1| Função Tônica – acordes de primeiro, terceiro e sexto grau.

2| Função Subdomiante – acordes de quarto e segundo grau.

3| Função Dominante – acordes de quinto e sétimo grau.

Particularmente avalio como diferentes as funções de acorde entre tríades e tétrades, e até mesmo com inversões, mesmo nessa prática analítica da música popular. Mas isso é assunto para outra publicação.

A função dominante possui característica de instabilidade por possuir o trítono da tonalidade. O V7 é chamado de dominante primário.

Entre as funções há mais duas variações de dominantes: as dominantes secundárias e as dominantes estendidas.

Pronto, tratamos das funções de acorde preliminarmente, agora é com vocês.

#VemProSouzaLima

SHARE
Previous articleO que é empréstimo modal?
Next articleO Brasil é um bom país para se aprender música?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/