O que são as linhas suplementares da partitura?

O que são as linhas suplementares da partitura?

São linhas paralelas, também provisórias inseridas equidistantes a pauta como um pequeno traço com intuito de ampliar a tessitura possível na escrita musical do pentagrama.

Ao propor as linhas os espaços também ficam disponíveis, tanto acima quanto abaixo. Por exemplo, ao inserir uma linha suplementar superior (por estar acima da pauta) em uma clave de sol, é possível escrever a nota lá da primeira linha suplementar superior, e a nota si, do segundo espaço suplementar superior – acima da linha.

A nota sol do primeiro espaço superior não precisa de linha para ser representada.

As linhas suplementares podem ser superiores e inferiores. Embora não haja limite, normalmente utilizamos três linhas e quatro espaços suplementares, tanto acima – as linhas suplementares superiores, quanto abaixo, as linhas suplementares inferiores.

Se há a necessidade de ampliar ainda mais a tessitura a opção está na escrita oitavada, onde se coloca uma linha marcando um trecho com o numeral correspondente a oito, que propõe a execução oitava acima, ou oitava abaixo. Em outra publicação tratamos disso.

A utilização do conceito de linhas suplementares ocorreu na medida em que as composições instrumentais ampliaram a tessitura propositiva das obras. Fazendo com que a totalidade do instrumento seja utilizada, as linhas extras são fundamentais.

Ao nos referir a uma linha ou espaço suplementar, enumeramos, começando uma a uma, são novas linhas. Por exemplo: terceira linha suplementar inferior. Se refere então para uma ampliação da tessitura ou registro da pauta para região grave. São três linhas colocadas provisoriamente para representar um acréscimo de até duas notas na escrita musical.

Linha complementar é sinônimo, ok?

Considerações e despedida!

Seguimos em frente desenvolvendo os elementos da teoria que nos escaparam nos últimos meses. Vamos nessa! Se tiver dúvidas escreva por e-mail para joao.marcondes@souzalima.com.br

Por enquanto fique em casa! Tudo normalizado, vem estudar conosco!

SHARE
Previous articleO que é tônica em música?
Next articlePor que alterar o tom de uma música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/