O que preciso saber para entrar em uma faculdade de música?

O que preciso saber para entrar em uma faculdade de música?

O primeiro passo é conhecer as carreiras ou sub-áreas de atuação do músico! Isso de fato é fundamental! Criamos uma série para isso! Chamada Quero ser músico! Aí estão mais que uma dezena de textos reunidos para atender essa primeira demanda!

Depois é escolher o vestibular! E a resposta do problema vem a seguir do desenrolar do texto! Estamos juntos! Se manteve a dúvida, se o texto não atendeu, se os vídeos não ajudaram, escreva um e-mail que faço questão de responder! Vamos lá!

joao.marcondes@souzalima.com.br

Mas de fato: O que preciso saber para entrar em uma faculdade de música?

Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Que horas são pra você? Quer uma resposta rápida? Vamos lá! Com essa publicação, acompanhada dos vídeos do nosso VLOG! Segue abaixo um texto!

No geral?

Experiência em um instrumento (tocar peças a duas vozes para música erudita, licenciatura, composição ou regência, conhecer o repertório de confronto disposto no manual do candidato). Dois anos para mais!

Teoria (compor compassos, escalas, intervalos, acordes, melodia, características do som e simbologia específica,).

Análise harmônica da música popular (se o objetivo for música popular).

Análise harmônica da música erudita (se o objetivo for música erudita, em baixo cifrado).

Improvisar se o objetivo for música popular.

Leitura de partitura (para programas de bacharelado em instrumento popular ou erudito).

Solfejo (para alguns bacharelados e licenciatura, como o da USP).

Cantar afinado (para algumas licenciaturas, como da UNESP – que oferece repertório específico).

História da Música Erudita – conhecer estilos, períodos, formas, instrumentos. (Se o objetivo for um curso erudito)

História da Música Popular – reconhecer gêneros e ritmos brasileiros. (se o objetivo for um curso popular).

Percepção (reconhecer modos, escalas, tríades, tétrades e intervalo melódico/e harmônico, ser capaz de escrever ritmos e melodias ditadas de até 12 compassos).

 

O Souza Lima oferece um cursinho preparatório para vestibular! Em 3 modelos! Extensivo, semi-intensivo, e intensivo! Quer se inscrever? Saiba mais!

O que preciso saber para entrar em uma faculdade de música, está resolvido?

#VemProSouzaLima

Publicado em 11 de setembro de 2018, ampliado e revisado em 28 de julho de 2020.

SHARE
Previous articleQuais as principais características do Samba?
Next articleQual livro utilizar para estudar história da música?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. Coordena as unidades Moema e Alphaville desde 2010. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Seus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/